Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que são e como funcionam feiras de trocas

A- A+

Surgidas no Canadá, na década de 1980, as feiras de trocas são eventos que podem ajudar a economizar em compras para casa ou para o guarda-roupa. Além de serem sustentáveis (evitam que peças sejam descartadas), as negociações desse tipo têm a vantagem de que todo mundo sai com roupas novas sem precisar gastar.

feiras de trocas

Peças de segunda mão, quando trocadas, podem garantir economia significativa. Foto: iStock, Getty Images

O que são as feiras de trocas

As feiras de trocas começam a ganhar espaço e popularidade no Brasil somente agora. Elas são eventos organizados, em sua maioria, por mulheres que enjoaram das roupas que têm no armário e querem chegar em casa com roupas novas sem ter que gastar dinheiro extra para isso. E, apesar de serem recentes, têm feito sucesso.

Nas pequenas cidades, funcionam principalmente pelo fator de que as pessoas conhecem umas às outras e conseguem garantir que peças de qualidade serão levadas para o processo de troca. Já nas grandes cidades, as feiras de trocas funcionam melhor em entidades ou grupos de amigos próximos, principalmente entre aqueles que têm preocupação com a economia.

Mas não é apenas para economizar em roupas que as feiras de trocas servem. Em um sistema bem organizado, onde cada peça é equivalente a um determinado valor em dinheiro, é possível trocar sapatos e bolsas em bom estado por móveis novos ou elementos para a decoração da sua casa. Acessórios, livros e tantos outros elementos entram nessa mesma ideia.

Segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a grande vantagem das feiras de trocas é que sua estrutura é baseada nos 4 Rs que norteiam o desenvolvimento sustentável: reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar. DVDs, brinquedos infantis – que facilmente perdem o interesse dos pequenos – e até mesmo serviços podem ser trocados nesses eventos.

Como utilizá-las para economizar

A economia conquistada nas feiras de trocas é evidente. Como você não precisa gastar nenhum valor, exceto por aquele que gastou quando comprou a peça que será trocada, você consegue voltar para casa com toda uma coleção de peças, acessórios, calçados e artigos decorativos, renova a sua biblioteca e ainda deixa as crianças felizes, economizando uma boa quantia.

Acontece que não basta chegar nas feiras de trocas e achar que isso é uma boa economia. Você precisa, em primeiro lugar, levar peças em boas condições, para atrair o interesse dos participantes. Além disso, a maior parte dos itens é avaliado pelo seu estado e não por seu valor original, por isso, é possível entregar boas calças comuns e sair com modelo de grife importada.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas do artigo? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira