Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que posso fazer se não consigo pegar empréstimo?

A- A+

Você acabou se enrolando. Pediu dinheiro emprestado para pagar uma conta, pois suas receitas não cobriram aquele gasto. Agora você deve para o namorado, para a mãe e para os amigos. Para quitar a dívida, você cogita um empréstimo em um banco, mas a sua solicitação não é aprovada. Você fica arrasado e repetindo para si mesmo “não consigo pegar empréstimo“.

Não consigo pegar empréstimo, e agora?

Para começar, acalme-se. Pegue um papel e caneta ou uma planilha qualquer no notebook, celular ou tablet e anote as suas dívidas. Absolutamente todas elas devem ser listadas com seus respectivos valores. Quem possui dívida com um empréstimo financeiro anterior deve inserir esse débito na listagem. Agora, discrimine ao lado dos valores a pagar as taxas e juros que você está sendo cobrado. Leia nos contratos se não há alguma irregularidade nas faturas.

Diante dessas informações, passe a etapa da renegociação. Converse com seus credores e proponha novos prazos, por exemplo. Mas lembre-se que você não poderá mais falhar e terá que honrar com a nova proposta. Do contrário, a situação vai ficando como uma bola de neve descendo uma montanha.

Para quem está no beco sem saída da dificuldade de acesso ao crédito, o empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa. Como ele costuma trabalhar com taxas e juros mais baixos, a modalidade acaba sendo procurada para equilibrar o caos financeiro.

não consigo pegar empréstimo

Planejamento financeiro é o primeiro passo para sair da situação ruim. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para o reequilíbrio financeiro

Aproveite para transformar essa dificuldade em uma oportunidade de aprendizado. Como? Pesquise modalidades de empréstimos mais barato, como o já citado crédito consignado. Feito isso, elabore um planejamento financeiro que englobe as parcelas, taxas e juros do crédito consignado. Com a verba do empréstimo, salde suas dívidas e siga com muita disciplina o seu planejamento.

Muito provavelmente você terá que cortar alguns gastos para se reequilibrar. No seu planejamento financeiro deve constar sua despesa fixa e essencial para a sua vida. O que estiver a mais, por enquanto, deve ser cancelado. Em vez de pagar academia, por exemplo, corra na rua.

Considere a possibilidade de investir seu tempo em algo que lhe garanta uma renda extra. Venda objetos pela internet, dê aulas particulares, faça brigadeiro para festas, o que estiver ao seu alcance. Esta quantia pode te ajudar a se livrar das dívidas o mais rápido possível.

Quando a sua conta sair do vermelho, tenha mais disciplina ainda para não entrar no cheque especial. Estabeleça uma meta para você mesmo. Comece se esforçando para passar um mês inteiro com saldo positivo na conta corrente. Que tal mais um mês? Vá nesse ritmo até que este seja um hábito já adquirido que não será corrompido facilmente. Com prioridades e comprometimento você resolverá a situação e evitará que ela aconteça novamente.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ainda diz para si mesmo “não consigo pegar empréstimo”? Deixe um comentário contando o seu caso.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Empréstimo ou financiamento
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria