Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que os problemas ensinam: descubra qual o lado bom da crise

A- A+

Recessão, desemprego, aumento do custo de vida, inflação lá em cima. Em tempos difíceis, esses são alguns problemas que os brasileiros têm de enfrentar diariamente. Mas será que existe um lado bom da criseContrariando muitos prognóstico, há sim. Por mais que muitos defendam que a única atitude possível seja esperar o momento ruim do país passar, os problemas econômicos e sociais podem ser enfrentados de outra maneira.

lado bom da crise

Empreendedor deve procurar as oportunidades em meio a uma crise. Foto: iStock, Getty Images

Possibilidade de empreender é um lado bom da crise

As crises são ótimas oportunidades de empreender com criatividade. Com uma situação econômica tão complicada, o segredo é apostar na inovação. E essa novidade não precisa ser, necessariamente, algo único e revolucionário. Pode ser algo básico, algo que diferencie o seu negócio dos concorrentes. Uma maneira diferente de atender os clientes ou divulgar sua marca já contam.

Momentos como os vividos atualmente no país diferenciam o bom do mal empreendedor. Isso porque, com medo dos riscos, muitos donos de negócio adotam o chamado “comportamento de manada”: quando todo mundo cruza os braços, eles fazem o mesmo. Aquele pensamento de “Maria vai com as outras”.

Mas, o que era para ser uma tática de proteção apenas compromete as chances de sucesso. Se você apenas acompanhar o movimento dos outros, perderá a sua capacidade de se diferenciar.

4 dicas para abrir um negócio em tempos de crise

Se você ainda não possui um negócio e quer aproveitar o momento para abrir o seu, é importante ter alguns cuidados. Pois, mesmo que um lado bom da crise seja empreender com criatividade, é preciso ter muita atenção em alguns pontos de montar a sua empresa.

  • Planeje bem a sua ideia: aonde você quer chegar? Um planejamento é essencial para qualquer empresa que queira criar sua identidade no mercado. Modifique-o quantas vezes for preciso, afinal, o mundo dos negócios é muito dinâmico.
  • Pense no seu público: o sucesso da sua empresa depende da relevância do problema que você irá resolver. Por isso, analise bem as demandas e pense na jornada que seu consumidor fará até o produto.
  • Estude o seu mercado: seu conhecimento sobre o negócio deve estar à altura do empreendimento. Se você não empreenderá em uma área que domina, busque capacitação técnica antes de abrir a empresa.
  • Invista com cautela: só assuma gastos fixos, como aluguel e contratação de funcionários, depois de muita preparação. Primeiro, faça cursos, pesquisas, testes de mercado e até mesmo uma pré-venda do seu produto ou serviço.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, também enxerga o lado bom da crise? Comente deixando a sua opinião.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria