Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que levar em consideração antes de comprar uma casa para família numerosa

A- A+

É cada vez mais raro vermos casais com muitos filhos. Em compensação, é cada vez comum que os pais tragam filhos adultos – e, muitas vezes, os netos – para junto de si. Mas saber escolher uma casa para família numerosa é uma arte. Veja algumas dicas.

A família cresceu? Veja como escolher uma casa para família numerosa

1. Determine o número de cômodos

A regra número 1 da compra e verificar quantos dormitórios serão necessários para abrigar a família com conforto. É preciso analisar se cada filho terá seu quarto ou se haverá divisão. Lembre-se que, na fase da adolescência, é comum trazer amigos para dormir em casa. Prever um espacinho a mais é sempre bom. Se o seu orçamento permite comprar um imóvel com poucos quartos, dê preferência para peças maiores.

2. Priorize um espaço coletivo

Pode ser uma área aberta – como um pátio ou varanda grande – ou mesmo uma garagem que abrigue uma mesa grande para os almoços de domingo. Quando a família já é grande, as reuniões tendem a ficar ainda maiores com a presença de amigos, parentes, genros e noras. Nas festas de final de ano, então, nem se fala.

casa para família numerosa

Identificar as necessidades da família é fundamental para uma boa escolha. Foto: iStock, Getty Images

3. Reserve um espaço para guardar coisas

Algo que as famílias pequenas talvez nem saibam o que é, mas que é fundamental para famílias numerosas, é um espaço para guardar coisas. O famoso “quartinho da bagunça”. Pode ser uma peça pequena, onde você vai guardar a bicicleta do filho mais velho (que depois será utilizada por outro), os materiais de jardinagem, as garrafas de vidro para a reciclagem, etc. Tudo isso sem interferir na organização – e no espaço – do resto da família.

4. Piscina: ter ou não ter?

Naturalmente, a piscina é um gasto a mais, e sua manutenção pode pesar um pouco no orçamento. No entanto, o custo pode não ser tão alto de comparado com os valores gastos com lazer para uma família grande, sobretudo durante o verão.

5. Garagem grande

As garagens para dois carros podem estar um pouco ultrapassadas, sobretudo quando se trata de uma família grande. Pense nas probabilidades de seus filhos adquirirem carro enquanto ainda moram com você e planeje o espaço adequado.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas sobre casa para família numerosa? Comente!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco
crédito para financiar casa própria