Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que fazer se a entrega em casa dos Correios não atende sua cidade

A- A+

Você já fez uma encomenda pela internet e ela não chegou ao destino? Pode parecer surpresa, mas nem todas as cidades brasileiras são atendidas pelos Correios. Ou seja, antes de fazer a solicitação, é preciso conferir se a entrega em casa é garantida. Como a informação é sempre importante, saiba o que fazer quando sua cidade não está dentro da área de cobertura do serviço.

Mulher recebendo uma entrega em casa

Fique atento a possíveis restrições na entrega em casa na hora de encomendar produtos. Foto: Shutterstock

Entrega em casa não é 100%

Talvez você nunca tenha sido vítima desse problema por morar em um grande centro, mas até mesmo ao enviar um presente pode ser que passe por essa situação, ou ainda ao se mudar de cidade, talvez para algum lugar mais distante.

Na verdade, nem precisa ser tão distante assim. Os Correios não fazem a entrega em casa em algumas cidades, como em áreas rurais, mas também em logradouros de difícil acesso ou que ofereçam risco. Como estamos falando de questões da segurança e de infraestrutura, dá para perceber que a situação é mais corriqueira do que o imaginado inicialmente.

Qual a solução?

Nesses casos, as encomendas são direcionadas para a unidade dos Correios mais próxima do endereço do destinatário. É a chamada “área com restrições de entrega domiciliar”. Para saber se o endereço para onde você quer enviar um objeto faz parte dessa área, é preciso consultar com o CEP se há uma restrição.

Se for o caso, é possível enviá-lo para retirada em uma das unidades dos Correios. O prazo para retirada de encomendas nacionais (SEDEX, PAC) é de sete dias. Depois desse tempo, caso a pessoa não procure ou não retire a encomenda, ela é devolvida ao remetente.

É preciso lembrar que mesmo as encomendas que estão dentro da área de entrega precisam ser endereçadas corretamente, do contrário, elas acabam passando pela mesma situação daquelas com restrição.

Você vai se interessar por:

Cuidados para garantir a entrega em casa

Existem outras situações em que os Correios informam que a entrega externa em domicílio pode não ser realizada. Confira quais exigências precisam ser atendidas para garantir o serviço:

  • O endereço de entrega deve estar correto
  • As vias e logradouros devem estar em condições de acesso e segurança pelo carteiro
  • Os logradouros e ruas devem estar com as placas indicativas de nomes devidamente identificados
  • Os imóveis devem estar com a numeração de forma ordenada, individualizada e única
  • Deve haver uma caixa receptora de correspondência, localizada na entrada, ao alcance do carteiro, ou a presença de um responsável pelo recebimento do objeto postal no imóvel.

Também existe a possibilidade da encomenda ser encaminhada para a unidade postal mais próxima por questões de peso, dimensões, especificações do respectivo serviço ou quando o endereçamento assim o determinar e impossibilitar a entrega em casa.

Portanto, fique sempre atento à sua caixa postal e verifique se não recebeu um aviso para comparecer à unidade dos Correios mais próxima para buscar uma encomenda que esperava receber em casa.

 

Você já teve problemas com a entrega em casa? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade