Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como aumentar a segurança do negócio contra ataques cibernéticos

A- A+

Com a informatização dos processos produtivos, das negociações e do armazenamento de dados, a segurança cibernética das empresas se torna cada vez mais importante. Investir na proteção daquilo que está salvo na sua rede de sistemas e computadores evita que ataques de hackers consigam roubar informações preciosas e coloquem o seu trabalho a perder.

Aumente a segurança cibernética da empresa

Os tipos de ataques que acontecem diariamente na internet são diversos e nem todos representam perigo real para os negócios e sistemas empresariais. Mas alguns deles são verdadeiramente ameaçadores e exigem que as suas condições de segurança cibernética sejam avançadas, já que podem roubar dados e lesar até mesmo o seu lucro nos negócios.

Práticas como a de fraude cibertnética são os perigos para a questão financeira. Desde a falsificação de boletos, enviando o dinheiro dos clientes para uma conta que não é a da empresa, até o envio de e-mails que simulam pedidos de CEOs e diretores, solicitando a transferência de grandes montantes de dinheiro para contas falsas, é preciso tomar cuidado com todos os detalhes.

A mesma atenção é exigida com os ataques brutos, que danificam os sistemas em busca de algarismos e códigos que revelem senhas de acesso a contas e pastas. A prática de phishing também é muito comum, e acontece através de emails com anexos corrompidos ou contaminados por vírus que, quando abertos, instalam espiões nos computadores e captam dados confidenciais.

segurança cibernética

Acesso aos arquivos e redes dos computadores da empresa deve ser dividido em níveis conforme as funções dos funcionários. Foto: iStock, Getty Images

Você não tem como impedir completamente que esses ataques aconteçam, mas pode elevar os níveis de segurança cibernética da empresa, para reduzir as chances de danos. Uma delas é implementar senhas de acesso aos computadores e utilizar criptografia para codificar mensagens enviadas dentro da própria empresa.

Além disso, criar níveis de acesso também pode ser importante para a segurança cibernética. Nem todos os usuários precisam conseguir acessar os sistemas da empresa em sua totalidade. Com isso, além de reduzir a disponibilidade de determinados arquivos, você também consegue organizar melhor as pastas e subpastas de dados.

Outra forma de cuidar da sua segurança cibernética é limitando a utilização das redes de internet. Muitas vezes, funcionários que têm a senha da Wi-Fi podem utilizar seus e-mails pessoais em dispositivos próprios e acabar abrindo arquivos comprometidos que instalam malwares na rede de internet e se espalham por todos os computadores.

Por fim, é sempre bom contar com regras e processos de comunicação entre as pessoas dentro da empresa. Para evitar cair em fraudes, peça para que as pessoas sempre confirmem os pedidos de movimentação financeira através do telefone. Reduza as chances de phishing enviando arquivos somente pela nuvem e nunca como anexos. A segurança cibernética depende diretamente das pessoas.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre segurança cibernética? Comente.

 

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria