Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Não sabe o que fazer com a velha TV de tubo? Veja ideias

A- A+

Ela já foi o centro das atenções e ocupava espaço de honra das salas, precisando de estantes reforçadas para suportar o seu peso. Mas a evolução da tecnologia que culminou no advento dos televisores de LCD e de LED, fizeram com o que a TV de tubo caísse em desuso. O desafio agora passa a ser encontrar o destino correto para esse aparelho, que pode se transformar em um resíduo perigoso para o meio ambiente.

Para onde levar a TV de tubo

Assim como acontece com todos os tipos de resíduos – desde os restos de alimentos até pilhas e baterias – realizar o descarte correto daquilo que você não vai mais usar é fundamental. Quando você coloca na natureza algo que não pertence a ela, de alguma forma esses elementos irão prejudicar o meio ambiente e poderão fazer mal até mesmo para você e sua família.

tv-de-tubo

Tecnologia evoluiu e aparelho de tubo foi perdendo espaço no mercado de televisores. Foto: Shutterstock

É o que acontece com a TV de tubo, um aparelho que ocupa espaço e tem muito peso, mas que já não tem mais tanta utilidade assim. Rico em componentes químicos nocivos, esse tipo de televisor precisa ser descartado com extremo cuidado ou reaproveitado para algum outro fim.

Segundo a professora Danielle Martins, responsável pelo Projeto de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos e Educação Ambiental da Universidade Feevale, já existe uma regulamentação para o descarte, não só da TV de tubo, mas de todos esses materiais eletrônicos obsoletos. “Em 2010, foi promulgada a Lei 12.305, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil”, diz.

Segundo Danielle, a logística reversa é uma das inovações dessa lei. “Os sistemas de logística reversa visam a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento no ciclo produtivo ou para destinação final ambientalmente adequada”, pondera.

A especialista destaca que a legislação obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes a assumirem o compromisso de recebimento desses resíduos.

Você vai se interessar por:

Chromecast x Apple TV: saiba qual é o melhor dispositivo para você

TV 8K: próxima geração promete ainda mais resolução

Conheça a TV 4K, uma novidade em alta definição

Conforme a professora, esse sistema ainda está sendo negociado no Brasil, mas deve se tornar uma realidade em breve. “O papel do consumidor nesse processo é o de efetuar a devolução de seus produtos e embalagens aos comerciantes ou distribuidores após o uso”, afirma Danielle, que ressalta a importância de entrar em contato com a empresa para saber se ela recebe ou não aquele produto.

TV de tubo, um tipo de lixo eletrônico

Os projetos que trabalham com o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos não costumam receber a TV de tubo, mas fazem parte de uma nova forma de cuidar do meio ambiente.

Há pouco tempo, esse tipo de objeto permanecia em uso por anos e era levado ao conserto quando havia qualquer falha. Hoje, já não é mais assim. Quando algo estraga, logo é trocado por um modelo mais novo e acaba se tornando um lixo, algo inutilizado.

Sobre a importância do recolhimento e do descarte correto, Danielle explica que o cuidado com o manuseio dos componentes desses produtos é fundamental. “É muito importante que a população saiba que os resíduos eletroeletrônicos possuem  metais pesados, como alumínio, arsênio, cádmio, bário, cobre, chumbo, mercúrio, cromo, entre outros”, afirma.

“Todos esses elementos são potencialmente tóxicos,e resultam em dois tipos de riscos: a contaminação das pessoas que manipulam e a contaminação do meio ambiente”, afirma Danielle. Ela reitera que qualquer pessoa que entre em contato com uma TV de tubo estragada, principalmente as quebradas, precisa tomar cuidado com os fluidos e líquidos que podem vazar.

 

Já sabe o que fazer com a sua TV de tubo? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira