Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que fazer ao receber notas de dinheiro manchadas

A- A+

Você já recebeu uma nota manchada em tom rosa? Fique atento: essa coloração diferente pode indicar que a cédula tenha sido objeto de roubo. Saiba o que fazer se você receber notas de dinheiro com manchas causadas por dispositivos antifurto.  

Notas de dinheiro juntas.

Banco Central alerta que cidadão não deve aceitar receber notas com problemas. Foto: iStock, Getty Images

6 dúvidas sobre notas de dinheiro manchadas

Muitas são as dúvidas ao receber notas de dinheiro manchadas. Confira as principais orientações do Banco Central a respeito:

1. O que devo fazer ao receber o dinheiro manchado?

Você nunca deve aceitar notas com manchas que estejam manchadas de rosa, pois elas podem ser de origem duvidosa, ou seja, de roubo. Verifique sempre na hora o dinheiro recebido e recuse a cédula que estiver manchada.

2. Saquei a nota manchada no banco, no caixa eletrônico, e agora?

Procure imediatamente qualquer agência do banco em que for correntista e apresente a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro na mesma hora.

3. Saquei em um terminal 24h, o que faço?

Vale a mesma orientação, procure o banco assim que possível, em qualquer agência, para trocar.

4. Preciso tirar o extrato da conta para levar com a nota?

Não, é só solicitar a troca da nota, pois os bancos possuem o registro dos saques.

5. Tenho que fazer boletim de ocorrência na polícia para fazer a troca no banco?

Não é necessário. O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central possuem uma regulamentação que determina que basta o cidadão procurar o banco, que deve trocar imediatamente a nota.

6. Recebi uma nota manchada e só percebi depois. O que faço?

Leve a nota a qualquer agência e entregue a cédula para análise do Banco Central. O banco irá anotar seu nome, endereço, CPF (ou CNPJ se for uma empresa) e, se ficar provado a mancha não foi provocada por mecanismo antifurto, você será ressarcido. Do contrário, não há reembolso.

Os casos que seguirem para análise podem ser acompanhados pelo site do Banco Central. Não há prazo definido para análise, apenas para aviso a respeito de ressarcimento.

Se confirmada a mancha por dispositivo antifurto, o a instituição financeira tem três dias úteis após a análise do BC para informar o cliente que não haverá reembolso. Caso a mancha não seja resultado desse tipo de dispositivo, o banco terá 24h para depositar o valor na conta ou três dias úteis para pagamento se a pessoa não for correntista.

Aposentados e beneficiários de programas sociais que não possuem conta em banco, caso tenham sacado uma nota manchada de rosa, devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o valor para fazer a troca.

Você vai se interessar por:

Ônus é do banco

Os bancos são responsáveis pelas cédulas que disponibilizam em seus caixas eletrônicos e, se uma nota manchada é disponibilizada no terminal, o banco pode sofrer punição administrativa, além de não receber ressarcimento pela nota e ter de pagar pelos custos com a reposição e análise do dinheiro.

 

E você? Já teve problemas com notas de dinheiro manchadas? Comente!

quando vale a pena comprar título de capitalização
quanto custa um seguro de vida
como escolher uma seguradora de veiculos
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro
melhor lugar para trabalhar