Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que fazer ao perder o emprego? Veja dicas

A- A+

Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou o ano de 2014 com uma taxa de desemprego de 6,8 %. Nos primeiros meses de 2015, esse valor caiu para 5,9 %. Mesmo com os números mais baixos, perder o emprego pode gerar momentos de desmotivação. Mas não precisa ser assim.

Não encare a falta de trabalho – e os problemas que ela traz – com desespero. O acúmulo de estresse só gera ainda mais dificuldade em lidar com a nova – e, lembre-se, passageira – realidade.

perder-o-emprego

Sofrer pelo emprego perdido é apenas perda de tempo, se concentre no que interessa. Foto: iStock, by Getty Images

A velha máxima de olhar para o lado bom da história também se aplica a esse caso. Aceitar a situação de ter perdido o emprego não significa dizer que você está satisfeito com ela, mas sim que pretende aproveitar o momento ruim da melhor maneira possível.

Perdeu o emprego? É hora de reorganizar as finanças

É sempre importante equilibrar as contas, o planejamento é palavra de ordem quando a família é surpreendida por um corte no orçamento. Com o desemprego chega também a hora de rever gastos. “Assumir que o dinheiro não é uma prioridade no cotidiano familiar é a primeira coisa que se deve fazer”, afirma o educador financeiro e sócio-fundador do site Dinheirama, Conrado Navarro.

Após esse passo, o educador financeiro aconselha manter reuniões periódicas com a família, pelo menos uma vez ao mês, para discutir as finanças e iniciar um controle de orçamento. E, além disso, ele considera importante gerenciar recursos para evitar gastos desnecessários, é importante anotar as receitas e as despesas para uma avaliação posterior. “Com a ‘fotografia’ da situação financeira, o importante é rever os hábitos e eliminar possíveis vilões do orçamento”, finaliza Navarro.

Mais tempo para você e os seus planos

Por que não aproveitar o tempo que agora você tem livre e fazer com que ele se torne produtivo de outra maneira? Cuidando do seu bem estar, documentando projetos, buscando qualificação profissional, por exemplo. Veja algumas dicas para lidar com essa situação:

– Perder o emprego pode ser uma experiência muito desgastante, por isso, não se afaste de seus amigos, nem de sua família, eles serão o seu porto seguro. Use e abuse das companhias que fazem você se sentir bem

– Vá ao cinema, ao teatro, viaje, pratique esportes. Realize atividades que você goste, e que quando empregado, não tinha oportunidade de fazer

– Estude outro idioma, faça cursos que possam contribuir com a sua formação profissional. Assim, você terá novos diferencias ao quando voltar a trabalhar

Conta garantida

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas sobre perder o emprego? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

procurar emprego na internet
Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica IMEI bloqueado
Jovem preocupada com Carrier IQ