Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é uma conta digital e para quem ela é vantajosa?

A- A+

Você já ouviu falar na conta digital? Sabe o que esse termo significa e quais as vantagens e/ou desvantagens dessa modalidade de conta em relação a uma conta corrente tradicional?

A conta digital foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio de resolução publicada em 2011, com o objetivo de promover a inclusão financeira em todos os níveis, já que essa modalidade é isenta da cobrança de tarifas bancárias.

Mas por que ela é isenta? Simples. A conta digital é aquela na qual os clientes só podem fazer movimentações e transações financeiras por meio de meios eletrônicos, como aplicativos para celulares e tablets, caixas eletrônicos e internet banking.

conta-digital

Conta digital não incide em nenhuma tarifa para o cliente. Foto: iStock, by Getty Images

Vantagens da conta digital

O principal chamariz para a conta digital é mesmo a isenção de cobrança de tarifas. Saques, transferências, TEDs e DOCs podem ser feitos por aplicativos, sites dos bancos e caixas eletrônicos sem nenhuma cobrança.

A única cobrança permitida pelo Conselho Monetário Nacional é uma tarifa de cadastro para início de relacionamento no caso de novos clientes da instituição bancárias.

Mas as vantagens da conta digital não são apenas financeiras. O cliente não precisa lidar com gerentes vendendo serviços e ganha mais tempo e praticidade ao resolver todas as transações online. A conta ainda oferece maior controle de gastos ao cliente ao centrar todas as transações em apenas um meio.

Além disso, o cliente não passa por transtornos ou apertos por causa de greves bancárias e ainda garante uma maior segurança nas transações. Hoje em dia, é mais seguro fazer operações online do que ir à agência bancária ou caixa eletrônico. E, mesmo em caso de qualquer falha de segurança virtual, o banco cobre o prejuízo.

Conta digital é opção de economia

“Antes de mais nada, é preciso que o consumidor conheça as serviços das tarifas e principalmente seus custos”, afirma a coordenadora institucional da Associação de Consumidores (Proteste), Maria Inês Dolci. “O consumidor deve saber quais os serviços que usa com mais freqüência, para depois escolher qual a melhor opção de conta corrente de acordo com seu perfil”, explica.

De modo geral, no entanto, a conta digital é a opção que oferece maior economia, segundo estudo do Proteste. “Mas antes de mudar da conta corrente tradicional para a digital, o consumidor precisa analisar se ela se adéqua ao seu perfil. A conta digital pode ser ideal para aqueles que utilizam bastante a conta, como para fazer várias transações digitais”, avalia.

A conta digital já não é indicada para os clientes que dependem mais comumente de atendimento por telefone ou pessoalmente nos guichês de agências. No caso desse tipo de conta, é cobrada tarifa referente a toda e qualquer transação que envolva atendimento.

A única exceção é caso os meios eletrônicos na estejam disponíveis. Nessas situações, o acesso a canais tradicionais não pode ser objeto de tarifa pelos bancos.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre conta digital? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca