Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é Sisu 2015.2 e como se organizar?

A- A+

Foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 15 de junho, o resultado do Sisu 2015.2 com a lista dos aprovados na segunda edição deste ano do Processo Seletivo. O sistema recebeu inscrições de 1.095.050 candidatos e foram selecionados estudantes para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições públicas de ensino superior. Se você está entre os selecionados ou está na lista de espera, conheça os próximos passos.

Como funciona o processo seletivo do Sisu 2015.2

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo que usa notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar do Sisu 2015.2, você precisa ter participado do Exame Nacional de 2014 e ter obtido uma nota acima de zero na redação.

Para concorrerem ao Sisu, estudantes devem fazer a prova do Enem. Foto: Wilson Dias, Agência Brasil

Para concorrerem ao Sisu, estudantes devem fazer a prova do Enem. Foto: Wilson Dias, Agência Brasil

É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014. O número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.

Lista de espera

Quem não conseguiu garantir vaga em nenhuma de suas opções de curso precisa voltar ao site do Sisu e acessar o seu boletim do candidato. Nesta aba, você deve confirmar interesse em participar da lista de espera. No entanto, para isso, o candidato só poderá solicitar a repescagem em sua primeira opção de curso.

Você vai se interessar por:
Confira o que há de novo no edital do Enem 2015
Enem 2015: entenda certificação de conclusão do Ensino Médio

A convocação dos candidatos na segunda chamada é realizada diretamente por cada uma das 72 instituições de ensino superior participantes do Sisu 2015.2.Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera. Você tem do 15 ao dia 26 de junho para participar dessa etapa.

Chamada regular

O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis em seus sites.

A consulta de vagas da segunda edição do Sisu deste ano foi aberta em 2 de junho. A lista está disponível na página do sistema e tinha vagas em 234 cidades de 25 estados do país (somente o  Amazonas e o Mato Grosso não disponibilizaram vagas).

Foram selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, foi oferecida em 24 universidades federais. O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

Gostou das dicas de Sisu 2015.2? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês