Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é ser um empreendedor? Conheça 5 das principais características

A- A+

Abandonar a vida de empregado e assumir o controle da própria empresa é um sonho comum, só que essa tarefa está longe de ser simples. Empreender vai muito além de registrar uma companhia e contratar funcionários. É preciso entender o que é ser um empreendedor e estar por dentro das características essenciais ao sucesso nesse ramo.

O que é ser um empreendedor

De acordo com a Investopedia, um conceituado dicionário de definições norte-americano voltado ao mundo do empreendedorismo, o empreendedor é um indivíduo que, em vez de trabalhar como empregado, administra um pequeno negócio e assume todo o risco e recompensa relacionados à ideia, produto ou serviço que se dispõe a vender.

Mulher sabe o que é ser um empreendedor

Ambição para crescer é uma característica marcante dos empreendedores. Foto: iStock, Getty Images

Para ser bem-sucedido no ramo, o empreendedor precisa ser um mentor de inovação, um líder inspirador e um investidor corajoso. Confira, a seguir, cinco tópicos que explicam o que é ser um empreendedor:

1. Inovação

Pensar fora da caixa, vislumbrar o futuro e saber prever tendências. Se o empreendedor não tiver capacidade para inovar, não conseguirá se diferenciar dos concorrentes, criando um produto com pouco apelo entre os consumidores.

2. Ambição

Buscar o melhor sempre, e jamais dar-se por satisfeito: são essas as características que permitem ao empreendedor crescer e impulsionar sua empresa. Comodismo não é um aspecto que faz parte da rotina de empresários de sucesso.

3. Liderança

O empreendedor precisa ser alguém naturalmente inspirador, capaz de motivar uma equipe e de convencer outras pessoas a trabalharem com ele ou para ele. A liderança pode ser trabalhada e desenvolvida, mas depende, em grande parte, da empatia.

4. Coragem

Lidar com o risco e colocar a cara para bater são condições para o sucesso no empreendedorismo, porque a incerteza predomina no início das atividades.

“No começo, a incerteza estará na aceitação do mercado. Se você tiver sucesso, as dúvidas passam para a necessidade financeira; depois ganhar competitividade e marketshare; por fim, os concorrentes internacionais e ainda por cima as crises”, afirma Leandro Marques, sócio-fundador da Tray, uma das principais empresas brasileiras voltada para e-commerce.

5. Comprometimento

São poucos os casos de empresas que prosperam em pouco tempo. Na realidade, criar uma companhia viável economicamente leva tempo, exige paciência, dedicação e comprometimento em turno quase integral. Se você desistir com as primeiras dificuldades que surgirem, jamais conseguirá alcançar o sucesso.

Você vai se interessar por:

Ser um empreendedor significa trabalhar menos?

Eis um mito comum entre aqueles que não vivem o dia a dia do empreendedorismo. Quem analisa apenas a situação de empresários bem-sucedidos, que já acumularam um patrimônio considerável e agora reduziram o ritmo de trabalho, pode alimentar a falsa ideia de que o empreendedor trabalha menos do que um empregado comum, já que não tem chefe.

Trata-se de um entendimento distante da realidade. “Ser fundador de um projeto que impacta diretamente a vida de milhões de pessoas faz com que você tenha milhares de chefes”, afirma Miguel Andorffy, CEO e fundador do MeSalva!, plataforma educacional focada em conteúdo de alto desempenho didático.

Além disso, Andorffy comenta que a responsabilidade pelas decisões estratégicas acaba aumentando o fluxo de trabalho dos empreendedores, principalmente no início das operações.

Enquanto um funcionário comum tem atribuições limitadas ao seu setor, o empresário precisa ter uma visão ampla, compreendendo o panorama geral da empresa para definir o que é melhor para ela. Nada simples, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é ser um empreendedor, é hora de decidir se deseja ou não se aventurar nessa área. Lembre-se: por mais que você estude, planeje e se capacite, é impossível reduzir os riscos em sua totalidade. Empreender significa, também, conviver com o risco de falhar.

 

E você, está preparado para esse desafio? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise