Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é preciso para abrir um negócio em sociedade

A- A+

Criar uma empresa é uma decisão séria. Ter um sócio, mais ainda. Se você não sabe bem o que é preciso para abrir um negócio em sociedade, entenda que a primeira atitude é refletir com calma. Se concluir que essa é mesmo a melhor alternativa, há alguns passos a seguir para que seja um empreendimento viável e vantajoso.

Encarada por muitos como se fosse um casamento, a sociedade em um negócio acontece, na maioria das vezes, em três cenários: financeiro, conhecimento prático e contribuição de ideais. No entanto, em cada um desses casos não é preciso, necessariamente, ter um sócio para resolver as questões.

Ela sabe o que é preciso para abrir um negócio em sociedade

É importante que o sócio agregue benefício ou valor ao seu futuro negócio. Foto: iStock, Getty Images

Quando o negócio em sociedade é vantajoso

Contar com um sócio pode funcionar muito bem. O modelo ideal de sociedade, segundo o Sebrae, é o de uma parceria com um investidor externo. Ou seja, ele entra com o recurso, mas não trabalha junto na sua empresa e as decisões continuam com você.

Caso você possua alguma carência em um setor de atividades específica, a qual não possa ser feita de forma terceirizada, a sociedade também é bem-vinda.

Situações relacionadas à saúde requerem atenção da mesma forma. Por motivos de doença, é interessante contar com um sócio para tocar o barco durante sua ausência.

Mas lembre-se: assim como o casamento, uma sociedade é saudável e produtiva quando, com antecedência, se combina a regra do jogo, principalmente como se vai sair dele. O Sebrae recomenda acertar esses pontos antes de iniciar a parceria, enquanto o cenário ainda está favorável.

O que é preciso para abrir um negócio em sociedade

Se você se encaixou em algum dos perfis listados e está decidido a abrir um negócio em sociedade, confira quatro dicas para acertar na sua escolha do parceiro para a sua empreitada. Os itens são baseados na cartilha de planejamento societário do Sebrae.

1. Avalie a real necessidade da parceria

O primeiro passo a ser observado é avaliar se a busca por um sócio é realmente importante para a existência do empreendimento, ou seja, se efetivamente o plano de negócios traçado pressupõe a necessidade de se constituir uma sociedade.

Sem a constatação definitiva da necessidade real de um parceiro no projeto de empresa, o empreendedor pode dar um passo em falso e cometer um erro logo no início do projeto.

2. Verifique o que o novo sócio pode agregar ao empreendimento

Depois disso, é importante observar que um sócio deve agregar ou trazer algum benefício (valor) ao projeto que está sendo estudado. Pode ser valor técnico, pode ser disponibilidade de tempo para dedicação ao negócio e também oferta de capital, que é um aporte de investimento que pode fazer a diferença para que a empresa funcione bem.

3. Elabore um contrato detalhado

A seguir, uma boa iniciativa que pode contribuir na divisão de tarefas, obrigações, atividades, direitos e benefícios a serem estabelecidos entre sócios, é a elaboração de um contrato detalhado, no qual estejam descritas de forma minuciosa as atividades comuns da empresa e da sociedade. A elaboração de um contrato detalhado entre os sócios é importante e deve ser feita, mas não é garantia de que a sociedade irá funcionar bem.

4. Cuide se o seu sócio está alinhado com os seus ideais

O que vai determinar mesmo o sucesso da parceria é a consciência das pessoas sobre seus papéis na sociedade. Às vezes, o que é contratado pode não ser cumprido, trazendo problemas para a empresa – e isso não é interessante, claro.

O importante é a noção de cada uma das partes do que elas esperam da empresa e também umas das outras. São cuidados que se deve ter na manutenção de uma relação franca entre os sócios: o que eles esperam uns dos outros, até onde podem chegar e os direitos e deveres de cada um, procurando estabelecer uma política de bom relacionamento dentro da sociedade.

Você vai se interessar por:

 

Entendeu o que é preciso para abrir um negócio em sociedade? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria