Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é o IOF na fatura do cartão de crédito?

A- A+

No início de 2014 você deve ter ouvido falar muito no IOF. No período, o Imposto sobre Operações Financeiras teve a alíquota por gastos feitos no exterior, cobrada na fatura do cartão de crédito, elevada de 0,38% para 6,38%. Na ocasião, a medida do governo federal obrigou o turista a pensar melhor na forma de pagar as compras.

“Uma estratégia óbvia, que deverá ser cada vez mais utilizada, é a opção por levar mais dinheiro em espécie para a viagem. Entretanto, transportar uma quantia maior dessa maneira demanda uma preocupação maior com a segurança”, avaliou Marcelo Maron, consultor de finanças pessoais do Grupo PAR.

fatura-do-cartão

Contas de luz e água possuem o IOF na na fatura. Foto: iStock, by Getty Images

No entanto, a cobrança do IOF nas operações com cartão de crédito vai além da incidência sobre gastos no exterior.

Uso no país não exclui  IOF da fatura do cartão

O IOF não é cobrado nas compras feitas no Brasil, no entanto ele pode aparecer de outras formas na fatura do cartão de crédito. Uma das vantagens proporcionada pelo dinheiro de plástico que tem sido cada vez mais utilizada pelos consumidores, o pagamento de contas como água e luz, deve ganhar atenção especial por dois motivos: o primeiro é a cobrança pela operadora do cartão de uma taxa extra a cada pagamento na modalidade, e o segundo é a incidência do IOF sobre o valor da conta. Somente calculando os valores é que o cliente poderá saber se a alternativa é mesmo vantajosa.

Em outra opção disponível ao usuário de cartão de crédito, o saque em dinheiro, o IOF também dá o ar da graça. Se a retirada ocorrer no exterior, o imposto é acompanhado ainda da taxa de saque internacional, que varia de banco para banco.

Outro olhar atento deve ter o cliente que ainda optar por parcelar a fatura do cartão de crédito ou realizar o pagamento mínimo em vez da totalidade da conta. Além dos juros e encargos previstos por cada instituição bancária, o consumidor também terá de pagar IOF na conta seguinte.

Sobre o IOF

O IOF é um imposto antigo, criado em 1966. Ele incide sobre operações de crédito, câmbio e seguros e também sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários. O imposto cobrado da população segue diretamente para os cofres do governo federal, responsável pela sua arrecadação e uso.

Vivo cartão

Em parceria com o Itaú e Santander, a Vivo também oferece a opção de cartões de crédito aos seus clientes, com uma série de vantagens. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

Além dessas vantagens, o usuário do Vivo Itaucard conta com mais 50% de desconto na compra de ingressos de diversos cinemas, teatros e partidas de futebol. Quem optar pelo Vivo Santander tem 50% de desconto nas redes de cinema Cinépolis e acesso a rede de relacionamento Santander Esfera.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre IOF na fatura do cartão? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet