Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é melhor para você: PC ou notebook?

A- A+

É bastante comum ter dúvidas na hora de escolher entre PC ou notebook para o uso doméstico. Apesar das diferenças físicas, os computadores de mesa e computadores portáteis possuem cada vez mais capacidades similares, o que acaba dificultando ainda mais a decisão.

Cada um com suas vantagens, é preciso levar em conta principalmente as suas necessidades individuais, avaliando qual opção melhor atende ao que você precisa. Para tornar a decisão mais fácil, confira as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de computador.  

PC ou notebook? Prós e contras de cada um

Alguns pontos de cada opção podem facilitar a escolha entre PC ou notebook. Os laptops possuem a distinta vantagem da mobilidade e portabilidade, que permite carregar a máquina para qualquer lugar com facilidade. Para estudantes ou quem está sempre viajando, esse aspecto se torna decisivo.

A conveniência de levar o notebook de casa para a universidade, para o trabalho ou para a praia, por exemplo, permite acessar os arquivos, e-mail ou redes sociais em qualquer lugar que tenha um ponto Wi-Fi.

Há alguns anos, para quem buscasse mais desempenho e potência, a decisão entre PC ou notebook não apresentava dúvidas, pois o desktop era a escolha certa. Porém, a tecnologia dos notebooks avançou muito nos últimos tempos, e agora já é possível encontrar computadores portáteis com configurações iguais e até mesmo melhores que um PC.

Por outro lado, os desktops ainda têm mais opções de upgrade, com a possibilidade de substituir facilmente algumas peças do hardware que já se encontrem defasadas, como a memória RAM, o HD ou a placa de vídeo. Isso garante melhorar as configurações de forma mais prática e sem precisar investir numa máquina nova.

PC ou notebook

A escolha deve ser guiada pelo tipo de uso e tarefas que serão executadas. Foto: iStock, Getty Images

Em questão de conserto e reparos, o PC também apresenta mais vantagens. É mais fácil abri-lo e verificar se todos os cabos estão bem conectados, remover a poeira e trocar um eventual componente com defeito. O reparo de um notebook requer mais habilidade, trabalho e ferramentas especiais, o que torna mais caro.

Desktops também costumam apresentar melhor performance para profissionais que precisam executar diversas tarefas ao mesmo tempo e trabalhar com softwares pesados. Além disso, a possibilidade de telas maiores e com mais qualidade é algo importante principalmente para quem trabalha com edição de fotos e vídeos, além de gamers, que também valorizam uma imagem melhor e ampla.  

Como escolher entre PC ou notebook

Com diferentes opção de preços, marcas, modelos e demais especificações, um fator deve ser o principal na hora da escolha entre PC ou notebook. É preciso definir a utilidade da máquina, avaliando praticidade, capacidade de armazenamento de dados e velocidade de acordo com as tarefas para que será utilizada.

Você vai se interessar por:

PC ou notebook é no Vivo Compras

Antes de comprar, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para decidir entre PC ou notebook? Compartilhe.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple