Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é juros de mora e como calcular

A- A+

Quem nunca pagou juros de mora que atire a primeira moeda. Mas você sabe o que é juros de mora? Esse tipo de juros é cobrado quando o consumidor atrasa o pagamento de qualquer tipo de título de crédito, como cartão de crédito ou empréstimo, ou mesmo contas como aluguel, luz, telefone, internet etc.

Os juros de mora são uma espécie de pena imposta ao devedor pelo atraso no cumprimento de uma obrigação financeira. Para o credor, eles funcionam como uma indenização pelo retardamento na execução do débito.

O que é juros de mora e como calcular?

Agora que você sabe o que é juros de mora, deve saber que eles podem ser convencionados entre as partes, mas, geralmente, eles são aplicados de acordo com a legislação. Nesse caso, a alíquota do juro é determinada pela soma da taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento da conta até a do mês anterior ao do pagamento mais um 1% de acréscimo referente ao mês de pagamento.

seudinheiro-o-que-e-juros-de-mora

Juros de mora começam a ser cobrados pelos dias de atraso. Foto: iStock, by Getty Images

A taxa do juros de mora é aplicada então sobre o valor total da conta (fatura do cartão de crédito, conta de luz, título de crédito do aluguel etc). O resultado é acrescido ao valor da própria conta ou tributo. Para chegar ao novo total do valor a ser pago pelo devedor, este deve levar em consideração ainda a multa de mora.

A multa de mora também é cobrada em caso de atraso e tem como objetivo desestimular o pagamento após o vencimento da conta. Ela é cobrada por dia de atraso, sendo aplicada alíquota de 0,33% ao dia, limitada ao máximo de 20%.

Em caso de taxa conveniada entre as partes, a lei permite que seja aplicado, no máximo, 2% de juros de muro sob o valor devido.

Vale lembrar que os juros de mora só são cobrados quando o pagamento é realizado no mês posterior à data da conta. Por exemplo, se uma conta venceu no dia 10 de julho, eles só serão cobrados se a conta for paga a partir do dia 1o. de agosto. Se a mesma for quitada até dia 31 de julho, não há incidência de juros de mora, apenas de multa.

Quando a conta vira o mês sem ser paga, os juros de mora começam a ser cobrados pelos dias de atraso. Isso quer dizer que a cada novo dia sem a conta ser paga, maior será a penalização pelo atraso com maior incidência de juros.

Fatores que definem o novo total da dívida em caso de atraso no pagamento:

Valor da dívida

Multa de mora

Taxa de juros de mora

Número de dias de atraso

Fique atento à cobrança dos juros de mora

O consumidor deve ficar atento à cobrança dos juros de mora para não ser pego de surpresa em caso de atrasos. Todas as contas e títulos devem informar ao pagante os valores referentes aos juros e multas de mora cobrados em caso de eventuais atrasos.

Essas informações devem estar presentes no boleto bancário referente ao pagamento. É nesse documento que o credor detalha os percentuais de multa e juros por atraso e o valor da mora diária.

Gostou das dicas de o que é juros de mora? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como não pagar juros de cartão de credito
juros de cartão de crédito atrasado