Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é economia e o que ela tem a ver com seu dinheiro

A- A+

Você sabe o que é economia? Segundo o dicionário Michaelis, é a “ciência que estuda as leis que regulam a produção, distribuição e consumo de bens e arte de pôr em prática as normas que daquelas se deduzem”.

No entanto, é preciso compreender o que essa palavra de conceito amplo tem a ver com o seu dinheiro. Para isso, é preciso pensar na educação financeira e entender os riscos e as possibilidades de variação de suas finanças pessoais atreladas com as tendências econômicas do Brasil e do mundo.

Dicas de investimentos

O principal preceito da educação financeira é fazer o dinheiro que você ganha todo mês render mais. Para fazer isso, é aconselhável que o cidadão não aplique os seus investimentos em uma única aplicação.

o-que-e-economia

Partir para outras aplicações de investimentos após entender o assunto é possível. Foto: iStock, by Getty Images

Uma boa saída para você que está começando nesse ramo, é a caderneta de poupança. Uma vez que, tem liquidez imediata, transações de baixo risco e ainda há isenção do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. A desvantagem é o menor rendimento em relações a outros fundos, menos conservadores.

Quando você estiver com mais confiança e conhecimento do mercado financeiro, pode partir para outras aplicações de investimentos, como ações, títulos públicos e imóveis, por exemplo.

Termos próprios da economia

A fim de aproximar você desse universo, que as vezes parece tão distante para quem não lida com ele diariamente, o Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil criou um glossário simplificado para termos relacionados ao mercado financeiro. Confira algumas dessas palavras, siglas e expressões.

Alíquota: percentual do cálculo de uma quantia determinada de dinheiro,referente a um bem ou serviço, que é destinado ao governo, em forma de imposto.

Amortização: uma dívida, normalmente, é composta por duas partes. A principal e os juros. A amortização é a parte principal do pagamento de um passivo, é ela que reduz os valores da dívida.

Aplicação: ato de colocar o dinheiro poupado em algum fundo de investimento, a fim de que ele renda (aumente).

Consorciado: pessoa ou empresa que participa de um grupo de consórcio, podendo ter uma ou mais cotas de participação.

Crédito: utilizado para nomear as diferentes maneiras com que bancos, financeiras e outras instituições emprestam dinheiro a seus clientes. Existem várias modalidades de crédito: consignado, pré-aprovado, rotativo.

Empréstimo: mecanismo utilizado para ter disponível, no presente, uma quantia em dinheiro que só se conseguiria alcançar no futuro, fazendo uma poupança

Encargo:  utilizado para nomear os valores que as instituições financeiras cobram dos clientes nas contratações de serviços e operações financeiras

Financiamento: crédito que a pessoa obtém para comprar um bem

Inflação: é o aumento contínuo e generalizado do preço dos bens e serviços.

Investimentos: aplicação do dinheiro poupado em algo que possa trazer um ganho financeiro ou rendimento, como caderneta de poupança, fundos de investimento ou imóveis.

IOF:  imposto federal cobrado nas operações financeiras de crédito, de câmbio, de seguro e de títulos e valores imobiliários

Juros: custo que se tem para “deslocar” o dinheiro no tempo

Perfil do investidor: classificação que mede o grau de risco que uma pessoa pode aceitar em seus investimentos.

Reajuste: alteração do valor de um contrato ou de um preço de um produto ou serviço, com o objetivo de corrigir a desvalorização causada pela inflação

Rentabilidade:  dinheiro que se ganha pela aplicação de certa quantia em um investimento

Risco: representa a possibilidade de ter ganhos menores do que o esperado ou perdas em determinado tipo de investimento.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas o que o que é economia? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito