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por Vivo Seu Dinheiro

O que é e para que serve o cartão cidadão?

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Você já ouviu falar do cartão cidadão? Se a resposta for negativa, saiba que ele é um cartão magnético, que permite a consulta do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Quotas do Programa de Integração Social (PIS). Com a utilização de uma mídia magnética, ele permite a identificação do usuário e o seu acesso a consultas e saques.

Além disso, você pode sacar todos os benefícios que tiver direito, como por exemplo programas de transferência de renda, abono salarial e seguro-desemprego.

O que preciso para ter o meu cartão cidadão?

Todo trabalhador brasileiro pode ter acesso ao cartão cidadão de forma gratuita. O único pré-requisito para tê-lo é estar cadastrado no PIS/Pasep, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

O NIS serve para os trabalhadores que não possuem PIS, e que, de alguma forma, serão beneficiadas por algum projeto social do governo federal. Ele garante a isenção de taxa em concursos públicos, descontos em contas e cursos de qualificação oferecidos pelas prefeituras.

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Cartão permite a identificação do usuário e o seu acesso a consultas e saques. Foto: iStock, by Getty Images

O NIT é voltado para os trabalhadores autônomos e contribuintes individuais da Previdência Privada. O cadastro deve ser feito diretamente no INSS. Se contratado por um empresa, o NIT será convertido em PIS.

Feita a distinção, o trabalhador interessado em solicitar seu cartão tem de solicitá-lo na agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua casa, ou solicitar pelo telefone 0800-726-0227. Em ambos os casos, tenha em mãos o número do seu PIS para que o seu atendimento seja mais rápido.

Outros documentos como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Certidão Civil e Carteira de Trabalho e Previdência Social podem ser solicitados na hora de pedir o seu cartão.

Se ainda assim, os documentos apresentados não forem considerados suficientes para a sua identificação, tenha consigo uma conta que contenha o seu CPF, a fim de confirmar o seu endereço.

O que eu faço quando tiver o cartão em mãos?

Assim que fizer a solicitação, você irá receber um Termo de Responsabilidade. Ele é um documento, no qual você se responsabiliza pela utilização do Cartão. Nele consta também o regulamento sobre o uso da senha numérica.

Após receber o cartão em sua casa, dirija-se, novamente a uma agência da caixa para cadastrar sua Senha Cidadão. Leve com você o Termo já preenchido, mas sem assiná-lo. Faça a assinatura somente na presença do caixa. Após a entrega e o recebimento da senha númerica, você está apto a usar o cartão e acessar suas informações.

Cuidado com o seu CPF

Indispensável para requisitar o seu Cartão Cidadão, o CPF é um documento fundamental, pois é o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira. Pensando nisso, a Vivo, em parceria com a Serasa Experian, criou o serviço Vivo Alerta CPF.

Com esse serviço, os clientes recebam notificações via SMS sempre que uma empresa consultar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, por exemplo. Além disso, você ainda recebe dicas sobre como se prevenir contra fraudes de identidade.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

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