Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é um banco de investimento e como ele funciona

A- A+

O Brasil fechou o primeiro semestre deste ano com uma queda de 51% na receita do banco de investimento. Segundo a Dealogic, empresa responsável pela pesquisa, esse índice é o mais negativo desde 2005, quando começaram a ser realizados os estudos.

Notícias que tratam sobre essas instituições financeiras estão frequentemente presentes nas editorias de economia. Mas você sabe o que elas são e como funcionam?

banco-de-investimento

Instituições fomentam a abertura de capital na Bolsa de Valores. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Regras do banco de investimento

O Banco Central do Brasil (BC) define banco de investimento como: instituição financeira privada especializada em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

Ele deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão “Banco de Investimento”.

A instituição não pode ter contas correntes e sua captação de recursos pode acontecer de três maneiras: via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento.

Entre as suas principais operações, estão o financiamento de capital de giro, aquisição de títulos imobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos. Esses bancos têm sua constituição e funcionamento reguladas pela Resolução 2.624 do Conselho Monetário Nacional, de 29 de julho de 1999.

Para o economista Bernardo Baggio, a grande diferença do banco de investimento em relação às instituições tradicionais é o fato de não poder ter uma conta corrente, pois não podem captar depósitos à vista. “A função dele é mais como intermediador do que propriamente de banco”, completa.

Você vai se interessar por:

Conheça os serviços financeiros de uma lotérica

Veja 4 opções de investimento de baixo risco

Entenda o que mudou nas regras de investimento em LCI

Queda de receitas do banco de investimento

Uma vez compreendida a finalidade dos bancos de investimentos, fica mais fácil entender os motivos para a queda de suas receitas no primeiro semestre de 2015. Segundo Baggio, o motivo do declínio é a ausência de captação de recursos por parte de seus clientes neste momento.

“Bancos de investimentos são grandes fomentadores de aberturas de capitais em Bolsa de Valores. Neste ano, houve somente uma abertura de capital, da Par Corretora, seguradora da Caixa Econômica Federal. O último havia sido em outubro de 2014, com a empresa Ouro Fino”, explica.

Outra razão que possui relação com a queda de receitas está no valor da taxa Selic, hoje em 13,75% ao ano. Para Baggio, esse fator deixa o mercado estagnado, uma vez que a emissão de instrumentos de dívida também é uma maneira das grandes empresas tomarem recursos no mercado.

Deste modo, captar recursos para fazer investimentos fica extremamente caro, pois nenhum investidor vai aceitar emprestar dinheiro a taxas inferiores a essa. “Isso seca o investimento, o que freia a economia, gera desemprego e o resultado é a crise que pode ser sentida. O grande motor do emprego e do crescimento é o investimento”, explica.

Para os bancos de investimento, esse é um péssimo momento no Brasil. A desconfiança com o país reduz as possibilidades de receita desses bancos. Segundo Baggio, o restante deste ano e o de 2016 será de ajustes. A melhoria do cenário, por enquanto, deve ocorrer somente em 2017.

No entanto, o economista adverte que, havendo desajuste na adoção das medidas necessárias, essa melhoria pode acontecer ainda mais tarde. A resolução dos problemas econômicos é medida de longo prazo, avalia ele.

 

Gostou de conhecer mais sobre banco de investimento? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena