Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é e como funciona a compra no carnê

A- A+

O carnê é um método de pagamento que já esteve entre os mais populares dos estabelecimentos comerciais, mas que perdeu espaço para os cartões de crédito. Por isso, quem não estava acostumado a fazer compras antes do dinheiro de plástico, pode não saber bem como funciona a compra no carnê e acabar se enrolando para pagar as prestações desse tipo de boleto.

Mulher entende o que é carnê-leão

Pagamento das parcelas é feito com dinheiro na compra no carnê. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a compra no carnê

Antes da popularização dos cartões de crédito e débito, os crediários eram a forma mais comum de parcelar os valores de compras em estabelecimentos comerciais. Apesar da perda de espaço, eles ainda se mantém, mesmo que associados a outros tipos de pagamentos, como os cartões de fidelidade de grandes de redes, à exemplo do que acontece em lojas de departamento.

Se você não sabe como funciona a compra no carnê, pode ser que conheça esse mesmo método por um outro nome: o crediário. Apesar dos nomes diferentes, eles representam um único sistema de pagamento e têm uma grande vantagem sobre os cartões de crédito, ainda que percam em tecnologia. É que, com carnês, você pode parcelar as compras em mais vezes do que com cartão.

Enquanto que, na maior parte das vezes, o limite de parcelamento no famoso “dinheiro de plástico” é de 12 parcelas, as possibilidades no crediário são bastante ampliadas. As chances de parcelar compras em 24, 36, 48  ou até 54 vezes, é uma das informações mais importantes a respeito de como funciona a compra no carnê e dá dimensão das diferenças para outros formatos.

Outro fator importante e que diz muito sobre como funciona a compra no carnê é a individualidade e a variação entre um estabelecimento e outro. As empresas costumam realizar uma análise de crédito, para verificar se o cliente tem condições de pagar as parcelas que forem assumidas. Com isso, é possível que o seu crediário seja aprovado em um momento e negado em outro.

Da mesma forma, é importante ter em mente que a maioria dos crediários devem ser pagos de forma presencial nas lojas, impulsionando você a fazer novas compras sempre que for fechar uma parcela. Além disso, a compra no carnê tem um desvantagem financeira importante. Quanto mais parcelas você faz, mais juros você paga, o que aumenta o valor final da compra.

Você vai se interessar por:

Experimente o Vivo Compras

Antes de comprar, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E aí, gostou das dicas? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
metas de curto médio e longo prazo
Comprar tablet
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label