Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é Black Friday e conheça a sua história no Brasil

A- A+

Evento nascido nos Estados Unidos e tradicional do comércio por lá, a Black Friday acontece após o Dia de Ação de Graças americano. Ao ganhar proporções maiores, já virou tradição de consumo em diversos outros países, inclusive no Brasil. Mas para se dar bem na data, muito mais do que saber o que é Black Friday, você precisa entender como aproveitar os descontos com segurança.

O que é Black Friday

Estudiosos modernos entendem que a Black Friday é uma herança das crises na bolsa de valores americana. Quando, em 1869, o governo precisou intervir em problemas causados pelos comerciantes, os preços dos produtos teriam caído significativamente. Essa teria sido a primeira vez que o termo foi usado.

Ainda assim, a definição sobre o que é Black Friday é bem diferente nos dias de hoje, a começar pela data em que ocorre. Diferentemente dos Estados, no Brasil, o evento acontece na última sexta-feira do mês de novembro. A data foi incorporada ao calendário pelo site Busca Descontos, que é responsável pela realização da promoção no país.

Segundo a página oficial do evento, essa é uma oportunidade para comprar mais barato nas principais lojas virtuais do país. Para os varejistas que se questionam sobre o que é Black Friday e quais são suas vantagens, os organizadores defendem a promoção como a chance para realizar a limpeza dos estoques e se preparar para receber os produtos que chegarão para o Natal.

Em terras brasileiras a Black Friday se dedica especialmente para o varejo eletrônico.

No Brasil, evento acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Foto: iStock, Getty Images

A Black Friday no Brasil

No Brasil, o evento acontece desde 2010. Diferentemente dos Estados Unidos, onde a promoção abrange todos os tipos de comércio, por aqui, a Black Friday se dedica especialmente para o varejo eletrônico. Conforme os dados do Busca Descontos, foram 50 lojas participantes na primeira edição do evento.

Em 2015, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro e, segundo os organizadores, pretende superar os valores movimentados no ano anterior.

A ClearSale, empresa que analisa a movimentação do evento, aponta que a edição de 2014 movimentou mais de R$ 800 milhões em um único dia, com 80 milhões de acessos simultâneos. A pesquisa mostra ainda que 96% das pessoas voltariam a comprar no evento.

Cuidados na hora de comprar

Como em toda promoção, é preciso ficar atento a determinados detalhes na hora de fazer as compras. O portal Busca Descontos reconhece que algumas lojas modificam o preço original dos produtos para que os consumidores acreditem que aquele novo valor é vantajoso.

Por isso, o Procon de São Paulo indica, em cartilha oficial, que você faça uma lista do que deseja comprar e dos valores médios antes de o evento terminar.

Também é indicação do Procon e do Busca Descontos que você verifique as políticas da promoção de cada loja. Mesmo que o conceito sobre o que é Black Friday seja o mesmo para todos, os detalhes podem mudar. O regulamento costuma ser lançado antes do início da promoção e pode esclarecer questões sobre política de troca de produtos e prazos para entrega, que podem variar devido à grande procura.

Você vai se interessar por:

Desconto online: quais são as vantagens de comprar utilizando cupons

Descontos online x cupons impressos: entenda as vantagens

Como comprar pela internet com cupons sem medo de errar

Ofertas o ano inteiro

Se você gosta de aproveitar as promoções da Black Friday, saiba que pode comprar barato não apenas na data. Com o Vivo Descontos, você tem direito a cupons de descontos para desfrutar de ofertas exclusivas. Com uma assinatura semanal de R$ 2,99, você se cadastra e recebe as promoções no seu celular. Uma parceria com os melhores sites do e-commerce proporciona uma vasta oferta de moda, eletrônicos, informática, esportes, brinquedos, lazer, viagens e outros artigos.

Agora que já sabe o que é Black Friday, está ansioso pelo evento? Deixe seu comentário.
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple