Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é biodiesel e as suas vantagens de uso

A- A+

Você sabe o que é biodiesel? Combustível feito a partir de matéria orgânica, ele pode ser utilizado em carros, caminhões, caminhonetes e tratores com motores a diesel. Pode, inclusive, substituir total ou parcialmente o combustível derivado do petróleo.

Entre as principais matérias-primas do biodiesel, estão plantas e animais que fornecem óleos vegetais ou gordura para a produção do biocombustível. Mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão estão entre alguns dos vegetais utilizados no processo. Ao todo, são mais de 50 plantas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a sua produção.

Sebo bovino e gordura suína são exemplos de matéria-prima animal para a fabricação desse biocombustível que já ganhou até uma data comemorativa: 10 de agosto é o Dia Internacional do Biodiesel.

seudinheiro-o-que-e-biodiesel

Uso do biodiesel pode reduzir o impacto da emissão de gases na atmosfera. Foto: iStock, Getty Images

Brasil descobre o que é biodiesel

O Brasil, cada vez mais, descobre o que é biodiesel e conhece o seu potencial econômico. O país possui uma capacidade de produção anual de 7,74 bilhões de litros de biodiesel, mas, atualmente produz 3,4 bilhões de litros. Os números são divulgados pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), que estima para 2015 um aumento de 25% da produção.

Grande parte dessa produção é destinada à adição do biocombustível ao diesel. A legislação da ANP exige que cada litro de diesel contenha, no mínimo, 7% de biodiesel. A Aprobio luta atualmente para que esse índice aumente para 10%, o que diminuiria parte da ociosidade da indústria, atualmente em 56%.

“Essa ociosidade demonstra a necessidade de programas de longo prazo para o setor”, afirma o presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella. “Lutamos pelo aumento da mistura para 10% nos próximos dois anos e outras medidas que deixem o mercado competitivo internacionalmente”, explica.

Um estudo feito pela Aprobio, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, sugere ainda a adoção do limite mínimo de 20% do biodiesel no combustível mineral em cidades com mais de 500 mil habitantes: o projeto B20 Metropolitano.

“O aumento do índice resultaria em uma economia de R$ 2 bilhões em 10 anos para os sistemas de saúde das seis cidades que serviram de base para a pesquisa: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”, cita Erasmo. “Esse estudo comprova os inúmeros benefícios do biodiesel na matriz energética brasileira”, acredita.

Você vai se interessar por:

Álcool ou gasolina: qual combustível mais vantajoso?

Alta do combustível tem alto impacto no bolso do motorista

Etanol ou gasolina: veja qual leva vantagem atualmente

biodiesel

Mamona representa uma das principais matérias-prima do biodiesel no Brasil. Foto: Shutterstock

Vantagens no uso do biodiesel

Os benefícios do uso do biodiesel passam por questões econômicas, ambientais e sociais. O site BiodieselBR cita, por exemplo, o caso da importação do diesel, que diminuiria com o aumento do índice de adição do biocombustível ao combustível mineral, principalmente porque o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel e possui capacidade de produção ociosa.

Em relação a questões ambientais, o seu uso diminuiria o impacto da emissão de gases e o aumento da poluição do ar. Segundo o BiodieselBR, isso implicaria em redução de doenças respiratórias e de casos de câncer, gerando economia com gastos do governo com sistema de saúde.

Além dessas questões, o BiodieselBR aponta ainda o impacto social positivo da distribuição de emprego e renda a partir da produção do biodiesel.

 

Agora que já sabe o que é biodiesel, que tal apostar nesse combustível? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular