Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que considerar ao comprar um cartão de memória micro SD

A- A+

Dos antigos disquetes, com capacidade de armazenamento de apenas 1,44MB, até o cartão de memória micro SD, que pode suportar 64GB de arquivos (44 mil vezes mais), muitas evoluções tecnológicas aconteceram. Os acessórios diminuíram em tamanho e ganharam em espaço, mas cada modelo existente no mercado atende a uma necessidade diferente. Confira dicas para acertar na compra do dispositivo.

seudinheiro-cartao-de-memoria-micro-sd

Cartão de memória oferece soluções de armazenamento em pequenos espaços. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher um cartão de memória micro SD

A escolha de um cartão de memória micro SD precisa da mesma atenção dedicada a qualquer outro tipo de eletrônico ou acessório. E a principal razão é que você estar sendo enganado na compra. O serviço alemão de testes de cartão de memória H2TESTW estima de cerca de 90% desses produtos são falsificados.

Segundo o Serviço de Suporte da Sandisk, empresa americana especializada em soluções de armazenamento, os cartões de memória micro SD são configurados para que sejam compatíveis com qualquer sistema operacional. Dessa forma, se ele for original, você conseguirá utilizar o dispositivo em todos os seus aparelhos eletrônicos.

Os cartões também não possuem incompatibilidade com nenhum tipo de arquivo. Conforme a Sandisk, é possível gravar em um cartão de memória micro SD todos os formatos de documentos, desde vídeos de alta resolução até arquivos de texto. Se você não conseguir abrir algum arquivo por incompatibilidade, verifique os sistemas operacionais em que ele foi criado e onde você está tentando rodar.

Mas a Sandisk ressalta que é preciso tomar cuidado com a compatibilidade do cartão com relação ao aparelho em que você pretende utilizá-lo. Nem todo cartão de memória micro SD é compatível com aparelhos móveis, como celulares e tablets. Esse é um dos principais detalhes a serem verificados antes da finalização da compra.

A empresa indica ainda que é preciso cuidar com a velocidade do acessório e com a sua indicação. Se você estiver em busca de um cartão de memória para armazenar um tipo específico de arquivo, como vídeos de uma câmera que grava em alta definição, a empresa recomenda que – no mínimo – você compre um cartão do tipo C10.

É importante também notar que podem haver restrições por parte do aparelho. Smartphones, por exemplo, já contam com uma memória interna e, geralmente, limitam sua memória expansível para 32GB. Portanto, não adianta você escolher um cartão de memória micro SD de 64GB, se o seu dispositivo não poderá comportar essa capacidade.

Você vai se interessar por:

Saiba como fazer backup ao trocar de notebook ou celular

Compare três modelos de câmeras profissionais

Filmadora digital: compare três modelos compactos

Como funciona um cartão de memória

O cartão de memória é uma solução de armazenamento, assim como um CD ou um pen drive. A diferença é que, dentro dele, existe um chip que salva as informações que você deseja gravar. Os cartões SD normais, possuem um revestimento plástico maior do que o chip, para que se adaptem às entradas de aparelhos como computadores e câmeras digitais.

A Sandisk explica, através de seu Serviço de Suporte, que um cartão de memória micro SD tem apenas o tamanho do chip e, por isso, é capaz de guardar tantas ou mais informações do que um cartão maior, mesmo com um porte tão pequeno.

Cartão de memória micro SD é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu cartão de memória, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para cartão de memória micro SD

Gostou das dicas para escolher o cartão de memória micro SD? Compartilhe!

Pokémon Go
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador