Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que avaliar para decidir qual é o melhor chuveiro para a sua casa

A- A+

Nada como um banho quente para relaxar. O problema é quando você abre a torneira e, para sua surpresa, não saem mais do que algumas gotas e sem muita pressão. Se a situação parece familiar, talvez esteja na hora de avaliar qual é o melhor chuveiro para a sua casa.

A escolha pode parecer simples, mas envolve uma série de características que fazem a diferença entre um banho que oferece bem-estar e outro que só causa estresse.

Descubra qual é o melhor chuveiro para você

Para começar a definir qual é o melhor chuveiro, é preciso conhecer os modelos disponíveis no mercado. São dois os principais: o elétrico e aqueles que funcionam a partir de um aquecedor central (que pode ser elétrico, solar ou a gás).

Qual é o melhor chuveiro para a sua casa.

Novas tecnologias em chuveiros aliam conforto a práticas mais sustentáveis. Foto: Shutterstock

Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Nos chuveiros elétricos, a água é aquecida no próprio aparelho. Já nos chamados aquecedores de passagem, como os modelos que funcionam com gás, existe uma tubulação que distribui a água aquecida até os pontos de consumo.

Há ainda os modelos de acumulação, como é o caso dos solares. Assim como os de passagem, a água aquecida vem de um ponto central, que nesse caso é um tanque isolado termicamente.

Na hora de escolher entre eles, um dos principais cuidados é com a pressão da água. Para quem mora em uma casa e conta com apenas um registro, por exemplo, os chuveiros elétricos pressurizados costumam ser a melhor opção, especialmente os maiores.

Em apartamentos, por outro lado, a pressão hídrica tende a ser maior e um chuveiro mais básico pode ser suficiente para oferecer um banho relaxante. Nesse caso, o cuidado é com a potência e os níveis de temperatura oferecidos.

Mas se você está disposto a investir, os modelos com aquecimento central são os que tendem a oferecer mais calor e pressão constante da água. Nesse caso, o ideal é que a sua adoção seja planejada antes da construção da casa.

Você vai se interessar por:

Conheça três projetos de logística reversa bons para o meio ambiente

Reduzir, reutilizar e reciclar: atitudes ajudam o meio ambiente e aliviam o bolso

Veja dicas de iniciativas de reaproveitamento e inspire-se

Qual é o melhor chuveiro para o meio ambiente

Além das questões relacionadas ao conforto, também é importante pensar no consumo, especialmente de água. De acordo com  estudo realizado pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra), da Universidade de São Paulo (USP), os modelos mais econômicos são os elétricos.

Com vasão menor, o consumo médio é de 3,1 litros por minuto. Para aqueles com aquecedor solar, o número é de 8,4 litros por minuto e chega a 8,7 quando o modelo escolhido funciona com aquecimento a gás.

Outra alternativa é recorrer às novas tecnologias, que aliam conforto e práticas sustentáveis. É o que promete o OrbSys Shower, da empresa sueca Orbytal Systems. Com o uso do sistema, se prevê redução de até 90% no uso de água, ao mesmo tempo em que ela se mantém aquecida por mais tempo.

Para cada banho de 10 minutos, apenas cinco litros são utilizados. Isso porque o sistema inovador permite que todo o líquido seja recolhido, purificado por pequenas cápsulas e bombeado de volta para o chuveiro.

 

E para você, qual é o melhor chuveiro? Deixe seu comentário.

como abrir uma empresa de reciclagem
como mudar a mente
Descubra como evitar compras desnecessárias
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas