Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que avaliar antes de comprar carros usados

A- A+

Se os carros zero quilômetro já exigem uma avaliação minuciosa antes da aquisição, comprar carros usados parece tarefa para especialista. No entanto, mesmo se você não é pós-graduado em mecânica, pode seguir algumas dicas para reduzir a margem de erro na compra.

Via de regra, a escolha por carros usados ocorre em função do preço, uma vez que os novos sofrem constantes reajustes, enquanto os usados desvalorizam. Segundo o instituto de pesquisas Datafolha, em abril deste ano, a alta foi de 1,3% para os carros novos.

Comprar carros usados x novos problemas financeiros

Antes de mais nada, não pense que comprar carros usados lhe trará uma grande vantagem no preço. Claro que sai mais barato que comprar um novo. Porém, muita gente cai na ilusão do financiamento facilitado, entra em dívidas grandes e acaba com o carro retomado.

comprar-carros-usados

Cuidado com quem vende o carro deve ser tomado sempre. Foto: iStock, by Getty Images

Dicas ‘de ouro’ para comprar carros usados

Não se iluda com as aparências

Geralmente, os carros expostos nas revendas estão reluzentes e com o estofamento em dia. Ok, isso contribui para valorizar o veículo, mas o que realmente interessa está escondido: motor, freios, suspensão, entre outros itens. Se você quer comprar carros usados, vale a pena pagar um mecânico de confiança para fazer uma avaliação.

Cuide o grau de confiabilidade

Existe uma espécie de “hierarquia da confiança” para comprar carros usados. A mais alta hierarquia seria comprar o veículo de um amigo. Assim você sabe exatamente se o carro estava bem cuidado ou não. Em segundo lugar estão as concessionárias, pois o grau de exigência das montadoras é alto, mesmo para os usados. Por último, estão as revendas, onde é preciso ter um cuidado bem maior.

Verifique se o carro foi batido

Uma batida pode gerar problemas que serão sentidos em longo prazo. Mesmo se o vendedor negar, verifique você mesmo batendo com os dedos na lataria, como se estivesse batendo na porta de uma casa. Os locais onde tem massa (ou seja, onde foi batido) apresentam um barulho diferente. É bem fácil notar a diferença.

Quando a esmola é demais…

Nenhum carro em excelente estado de conservação é vendido com preço muito abaixo do mercado. Pense nisso antes de comprar carros usados. Melhor pesquisar um bom financiamento, com taxas menores, e comprar um automóvel de valor um pouco mais elevado, mas que não vai lhe causar problemas em um futuro próximo.

Cuida na hora do teste

Um test drive em um carro usado é bem mais complexo que em um zero quilômetro. Antes de bater o martelo na compra, vale a pena alugar um carro do mesmo modelo (preferencialmente o mais velho) e passar um dia inteiro dirigindo, identificar os ruídos e outras características para comparar com o que você quer comprar.

Assistência 24 horas

É sempre bom ter com quem contar na hora em que precisamos. Por isso, o serviço Vivo Multiassistência oferece eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para sua casa, socorro mecânico e reboque para seu automóvel e chaveiro para ambos.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta chaveiro e socorro mecânico para seu carro

Gostou das dicas para comprar carros usados? Deixe seu comentário.

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro