Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que acontece se o consumidor pegar empréstimo e não pagar?

A- A+

O crédito pessoal pode ser uma boa ajuda para quem está com dificuldades, mas também é perigoso, afinal, é mais uma dívida para quitar. Pegar empréstimo e não pagar tem, muitas vezes, consequências bem desagradáveis, já que estamos falando de juros, um tópico bastante pesado no Brasil.

pegar empréstimo e não pagar

Se a parcela do empréstimo não couber mais no seu bolso, é melhor procurar o gerente do banco para encontrar alternativas ao seu caso. Foto: iStock, Getty Images

Consequências de pegar empréstimo e não pagar

Os trâmites iniciais para quem fica devendo ao banco são os mesmo de quem está em débito com outros estabelecimentos. É por isso que, se você pegar empréstimo e não pagar as parcelas dentro do prazo definido, será submetidos a juros e multas que fazem crescer a sua dívida. No fim, você acaba em uma situação ainda pior do que aquela em que estava.

Acontece que dívidas com instituições financeiras têm menor tolerância. Ao pegar empréstimo e não pagar, as chances de que seu nome vá parar na lista de inadimplentes são altas. Você acaba ficando com o nome sujo e, além de estar com as finanças desequilibradas e devendo, ainda vai ficar sem crédito para qualquer nova aquisição.

Outro recursos que as instituições utilizam para punir quem pegar empréstimo e não pagar é a ação judicial. Os bancos entram com o pedido e, caso o cliente perca a ação, pode ter suas contas na instituição bloqueados ou bens penhorados, como casa e carro. Porém, esse ato só é válido se você estiver devendo há menos de 5 anos para a entidade.

Para piorar, pegar empréstimo e não pagar é algo que deixa consequências duradouras. Se você fica em dívida com o banco e precisa fazer financiamentos ou utilizar novas linhas de crédito depois, as chances de você conseguir caem significativamente. Mesmo que os valores sejam pagos e o novo pedido aconteça um bom tempo depois, o seu histórico complica a situação.

Para resolver as questões de crédito

As consequências de pegar empréstimo e não pagar complicam bastante a sua vida financeira. Por isso, o ideal é que você evite chegar a esse ponto. Se suas finanças já estão complicadas, que tal tentar economizar e renegociar suas dívidas ao invés de recorrer a empréstimos para quitá-las?

Mas se você já está comprometido com o crédito do banco e só percebeu agora que não vai conseguir pagar, é melhor procurar a instituição e reconhecer a dificuldade. A partir daí, você e o gerente encontrarão a solução ideal. Tome essa situação como lição. Empréstimos, financiamentos e linhas de crédito só devem ser tomados se você não tiver outra opção.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Entendeu o que acontece se você pegar empréstimo e não pagar? Melhor organizar as finanças e dar a volta por cima! Deixe um comentário.

 

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças