Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que acontece com papel moeda quando vai para o lixo?

A- A+

Certamente você já se deparou com muitas cédulas de dinheiro rasgadas, riscadas ou  remendadas com fita adesiva. Mas já parou para pensar no que ocorre quando esse papel moeda vai para o lixo?

Lixões ainda são destino do papel moeda

Desde a década de 1990, a Universidade de Brasília (UnB) possui um projeto que viabiliza a reciclagem do papel moeda, dando a ele outras utilidades. “Infelizmente nossa tecnologia ainda não é utilizada pelo Banco Central, então o dinheiro descartado ainda vai para os lixões”, explica Thérèse Hofmann, doutora em Desenvolvimento Sustentável e idealizadora do projeto.

O desafio de dar uma nova utilidade ao papel moeda triturado foi proposto pelo Banco Central na década de 1990, quando o País passou por diversas trocas de moeda, acumulando grandes volumes de papel.

seudinheiro-Papel-moeda

O papel moeda possui vida útil. Foto: iStock, by Getty Images

Foi então que Thérèse e um grupo de alunos desenvolveram um método para transformar cédulas e bitucas de cigarro em blocos, convites de casamento, capas de caderno, entre outros materiais. A tecnologia foi, inclusive, patenteada.

Mesmo sem o uso com o dinheiro, a acredita que nem tudo está perdido. “Esperamos que, com a resolução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, nossa tecnologia possa ser aproveitada”, esclarece.  Thérèse adianta que também mantém diálogo com a Casa da Moeda.

Quando o papel moeda é descartado?

Qualquer objeto tem um tempo de vida útil. Com o papel moeda não é diferente. Quando uma nota perde o valor devido à deterioração pelo tempo ou pela falta de cuidado, os bancos mandam as cédulas para o Banco Central, que tritura tudo o que não vale mais.

Algumas notas, mesmo rasgadas, ainda têm valor. Se tiver, por exemplo, mais da metade do tamanho (porém em um só fragmento), uma cédula pode ser utilizada para depósitos e pagamentos na rede bancária, por exemplo. Por outro lado, a pessoa física não é obrigada a aceitar o dinheiro nessas condições.

Você vai se interessar por:
Conheça personagens femininas que já estamparam as cédulas brasileiras
Saiba identificar notas falsas e evite perder dinheiro

Notas muito danificadas ou rasgadas em vários pedaços perdem o valor. Em caso de dúvida, é possível encaminhar, por meio de uma agência bancária, as notas para análise do Banco Central. Caso seja identificado que há valor, o cidadão é ressarcido.

Cuidar do dinheiro é importante

O papel moeda que circula diariamente, seja no troco do restaurante ou no pagamento de uma conta, evidencia a falta de cuidado que o brasileiro tem com a sua moeda. “Falta ao brasileiro entender que dinheiro custa dinheiro, pois a moeda estragada precisa ser reposta e a emissão de nova cédulas custa caro”, sustenta Thérèse.

Além do custo, há um passivo ambiental, pois a emissão de novas cédulas requer a utilização de fibra virgem. É por esse motivo também que o dinheiro triturado não pode ser transformado em dinheiro novo. Ele serve somente para a fabricação de outros materiais.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
levar dinheiro na viagem
Recessão econômica.
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática