Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O lucro dos bancos no Brasil é excessivo? Entenda

A- A+

O aumento nos preços do supermercado vem mostrando que o país vem sofrendo um processo de desaceleração da economiza. Apesar do baixo crescimento, existe um setor no país que, independentemente do cenário financeiro, nunca tem prejuízos: o bancário. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o lucro dos bancos foi de, aproximadamente, R$ 60,3 bilhões no passado – um crescimento de 18,5% na comparação com o ano anterior.

Além disso, o spread bancário brasileiro – que é a diferença entre o que o banco paga e cobra na hora de dar um empréstimo – foi o mais alto dos países que fazem parte dos Bric (grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil Rússia, Índia e China). A justificativa para esse fato é que no país existem altos impostos e a inadimplência também é elevada.

lucro-dos-bancos

É importante você pesquisar e comparar bem o banco com menores juros. Foto: iStock, by Getty Images

Em comparação com os Estados Unidos – grande potência econômica -, a rentabilidade sobre o patrimônio das grandes instituições bancárias foi mais que o dobro dos bancos americanos no ano passado, 18,23% contra 7,68%. Mas, afinal, o que esses números significam?

Balanços revelam o lucro dos bancos

Assim como qualquer outra empresa listada em bolsa, os bancos divulgam balanços trimestrais e anual. Eles funcionam como um registro estatístico de todas as atividades realizadas dentro desse período de tempo determinado, a fim de demostrar uma maior transparência para sociedade.

De acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas de capital aberto têm obrigação de divulgar seus resultados trimestrais. Caso não o façam, os administradores podem sofrer sanções e serem multados. Além disso, a entidade deve apresentar uma empresa responsável pela auditoria das informações contábeis.

Nos balanços dos bancos são apresentados os dados de serviços e rendas, as transações correntes, o saldo da conta capital e financeira, por exemplo. Mas as estatísticas mais esperadas da auditoria são os números do lucro líquido e o Return Of Equity (ROE), ou Retorno sobre o Patrimônio, em bom português.

O Retorno Sobre o Patrimônio é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma.

Procure o banco que tem os menores juros

É esperado que o banco busque lucros cada vez maiores. A elevação dos salários deixa as pessoas mais seguras para contrair empréstimos. Por outro lado, a estagnação dos seus rendimentos leva as famílias, muitas vezes, buscar um complemento de renda com o crédito. Gerando assim, novos ganhos com juros para os bancos.

Por isso, é importante você pesquisar e comparar bem o banco que tem os menores juros e conversar com os gerentes de conta para ver qual é a melhor opção para o seu caso.

Conta Bônus

Por falar em bancos, o que você acha do benefício de receber o valor pago por mês referente ao pacote de tarifas de conta corrente, anuidade de cartão de crédito, percentual de gastos no cartão de crédito, em bônus no para o seu celular? Na Conta Bônus da Vivo, é assim. Aproveite os bônus para o seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle.

Os bônus são disponibilizados em até 10 dias úteis após o débito da tarifa. O bônus é válido por 30 dias a partir da data de concessão. A cada concessão de bônus é disparado um SMS de confirmação, com o valor e a validade do bônus para o cliente.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de lucro dos bancos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo artesanato
quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho