Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Número de cartão de crédito inválido? Entenda por que acontece

A- A+

Tentou fazer uma compra online e apareceu uma mensagem dizendo que o seu número de cartão de crédito é inválido? Os motivos para o seu cartão ser recusado em algum pagamento, principalmente pela internet, são muitos, a começar pela digitação correta do número do cartão.

O número de cartão de crédito é formado por uma sequência de 16 dígitos, e é importante que você digite todos algarismos que o identificam. Outra informação importante em compras pela internet é o código de segurança, composto pelos três ou quatro dígitos impressos no verso do cartão magnético, próximo à tarja.

Ainda em aspectos relativos à digitação, o motivo da negativa para sua tentativa de compra pode estar relacionado à grafia do seu nome. Ele deve ser digitado conforme impresso no cartão, desconsiderando acentos.

numero-de-cartao-de-credito

Código de segurança é importante em compras online. Foto: iStock, by Getty Images

Preste atenção ao selecionar a bandeira à qual pertence o seu cartão. Se a rede for informada incorretamente, o número de cartão de crédito será considerado inválido. Esteja atento ainda às configurações do seu computador: se você tiver um bloqueador de pop-ups instalado em seu navegador, pode ter problemas para finalizar compras em alguns sites.

Se o número de cartão de crédito está correto, motivo pode ser bloqueio  

Antes de usar o cartão de crédito pela primeira vez, você precisa desbloquear o número do cartão junto ao emissor. Essa é uma falha comum entre novos usuários ou mesmo consumidores habituados ao uso dessa ferramenta, mas que acabam esquecendo de fazer o desbloqueio quando recebem um novo cartão.

O atraso no pagamento da fatura é outro motivo que pode levar ao bloqueio do seu cartão pelo emissor. Por isso, se você tentar fazer uma compra, seu cartão será considerado inválido.

Quando você fizer o pagamento, o cartão será desbloqueado automaticamente.

Tenha muito cuidado com tentativas consecutivas de fazer compras quando sua senha é recusada. Em geral, três digitações erradas levam ao bloqueio automático do cartão. Esse também pode ser um motivo para a recusa de uma compra. Alguns emissores oferecem alternativas para recadastramento de senha e desbloqueio do cartão no próprio site.

Alguns tipos de cartão de crédito não são aceitos em compras online por conta de políticas do site de compras que você está acessando ou da própria emissora à qual você está vinculado. Em certos casos, é preciso que você autorize a emissora a validar seu cartão em compras pela internet.

Validade vencida e falta de saldo podem levar à recusa

Um motivo bastante comum para que o número de cartão de crédito seja considerado inválido é o vencimento da validade. Normalmente, as emissoras de cartão enviam um novo cartão ao endereço cadastrado um pouco antes do vencimento do cartão ativo, para evitar que você fique sem um cartão válido. Mas não esqueça que você precisa desbloquear o novo cartão antes de usar para não ter suas compras frustradas.

Também é importante estar atento ao saldo disponível para transações. Não esqueça que compras parceladas comprometem o seu limite, porque a emissora considera o total da compra no abatimento do saldo e vai descontando a cada parcela paga. Se a soma das parcelas ultrapassar o seu limite, a compra será recusada.

Cartão de crédito com benefícios

O cartão de crédito pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre número de cartão de crédito? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet