Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Novo app de segurança pessoal oferece companhia virtual

A- A+

Os brasileiros são, diariamente, vítimas de assaltos. Segundo o Ibope Inteligência, 80% da população já sofreu esse tipo de ataque contra sua segurança pessoal, ao menos uma vez. Obviamente, esse tipo de situação se repete ao redor do mundo, despertando preocupação.

Para evitar que os casos se tornem mais graves, estudantes da Universidade de Michigan desenvolveram o Companion, um aplicativo que assegura uma companhia virtual enquanto você anda na rua.

Companion inova em segurança pessoal

A promessa dos criadores é de que você nunca mais precise andar sozinho. Através de um rastreamento de GPS, que pode ser feito pelos seus amigos e familiares, eles podem acompanhar o trajeto que você está fazendo pelas ruas e garantir que alguma atitude seja tomada diante de qualquer parada ou mudança suspeita na rota escolhida.

Aplicativo oferece segurança pessoal.

Aplicativo garante uma companhia virtual durante seu trajeto para casa ou trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Mas não são todos os seus amigos que podem saber por onde você anda. É preciso que você solicite, através do aplicativo, que as pessoas selecionadas tenham acesso ao seu trajeto.

Você pode escolher mais de uma em cada vez, para garantir que alguém esteja disponível, em caso de a pessoa pela qual você demonstrou preferência não poder atender o seu chamado.

Os contatos convidados recebem uma URL que direciona para o mapa do local onde você se encontra. Conforme for evoluindo em seu trajeto, ele é atualizado, com sua nova posição e a situação.

Segundo o site do aplicativo, esse é um app criado por universitários para garantir a segurança pessoal desse mesmo grupo.

Como o app funciona

O Companion tem sensibilidade para detectar qualquer mudança na situação da pessoa ou do telefone.

Se a pessoa que estiver sendo acompanhada sofrer situações como queda e empurrões, mudar a rota traçada ou mesmo tiver os fones de ouvido desconectados do aparelho, ele detecta as mudanças e envia ao usuário uma mensagem para certificar-se de que tudo esteja correndo de maneira correta.

Se você não responder ao chamado em um prazo de 15 segundos, o aplicativo ativa uma sistema de alarme para reforçar sua segurança pessoal e assustar os possíveis criminosos. Quando ele soa, você recebe uma notificação para chamar a polícia. A ligação pode ser feita através do próprio aplicativo para as autoridades de segurança.

Como o aplicativo é voltado para estudantes universitários, além de entrar em contato com os órgãos de emergência, ele também avisa à instituição de ensino e a pessoa que estiver acompanhando o seu trajeto. Inicialmente projetado para os EUA, o aplicativo já está disponível para os brasileiros, em versões pra iOS e Android.

Por que cuidar da segurança pessoal

Usar a tecnologia é uma das muitas maneiras de cuidar da sua segurança pessoal. Segundo o Ibope Inteligência, 83% dos brasileiros que já sofreram assaltos passaram a prestar mais atenção e tomar medidas preventivas para que situações semelhantes não se repetissem.

Cuidar da segurança pessoal não é só uma questão de proteger os seus bens materiais nos casos de roubo. Em um país que, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), tem cerca de um caso de roubo seguido de morte a cada 100 mil habitantes, andar acompanhado e evitar situações que facilitem a ação de criminosos é uma forma de proteger a própria vida.

Você vai se interessar por:

Boletim de ocorrência online: veja como funciona

Saiba o que levar na carteira para reduzir prejuízos em assaltos

Saiba como evitar furtos de celular

Proteção para o seu celular

Muitas vezes alvo da ação de bandidos, o seu celular pode ser protegido. Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho com o Vivo Multiproteção Celular. O serviço oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Você adota cuidados com sua segurança pessoal? Deixe seu comentário.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias