Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Novas tecnologias prometem ajudar a economizar em água e luz

A- A+

Para você, que já está com o nome sujo, qualquer forma de economia pode representar um alívio no seu orçamento e uma possibilidade de quitar suas dívidas. Com as novas tecnologias disponíveis no mercado é possível economizar nas contas de água e luz. Confira algumas novidades.

seudinheiro-agua-e-luz

Processo deixa a água mais limpa do que aquela que sai das torneiras. Foto: iStock, by Getty Images

Chuveiro sustentável representa economia na água e luz

A empresa sueca Orbital Systems criou um chuveiro que promete reduzir o uso de água em até 90% e, ao mesmo tempo, diminuir a energia para manter a água quente por mais 80%. A ideia é utilizar cinco litros de água (banho de 10 minutos) e passá-la por um sistema fechado, em que ela é usada, colhida, purificada e bombeada de volta ao final do banho.

Você vai se interessar por:
Sistema de bandeiras tarifárias: entenda o aumento da conta de luz
Economizar água é bom para o bolso e para o planeta
Como economizar energia? Veja dicas para reduzir consumo

O OrbSys Shower faz isso por meio de bombas que levam a água que cai no ralo de volta para o sistema que alimenta o chuveiro. Assim, a maior parte do banho é feita da mesma água, filtrada antes de voltar para a ducha, e só depois o líquido é descartado. O aparelho contém um ralo especial que contém dois compartimentos, um com uma microcápsula e outro com uma nanocápsula.

Chuveiro promete reduzir o uso de água em até 90% e, ao mesmo tempo, diminuir a energia para manter a água quente por mais 80%

Chuveiro promete reduzir o uso de água em até 90% e, ao mesmo tempo, diminuir a energia para manter a água quente por mais 80%

A primeira elimina elementos maiores da corrente de água, como sujeira, areia ou cabelos; enquanto a outra elimina as menores, como germes, partículas de metais e óleos. Esse processo deixa a água mais limpa do que aquela que sai das torneiras.

As cápsulas devem ser trocadas periodicamente. A versão micro tem capacidade para filtrar de 10 mil a 30 mil litros de água, enquanto a nano, algo entre 50 mil e 100 mil. Para saber quando é a hora certa de trocá-las, um LED acende no piso do box avisando que uma delas precisa ser mudada.

Com o aplicativo Measure My Savings instalado no seu smartphone você também pode ser informado quanto os compartimentos ainda têm de potência de filtro.

Sistema reaproveita água do chuveiro

A empresa brasileira Lakefarm, que desenvolve produtos de utilidade doméstica, criou o Aguawell, um sistema que coleta mais 80% da água do chuveiro para ser utilizado como reúso, como nas descargas do vaso sanitário ou para lavar pisos e calçadas, por exemplo. O produto tem capacidade de 12 litros e é suficiente para duas descargas.

O produto é um equipamento simples, que consiste em um container de plástico (PEAD, Polietileno de Alta Densidade), uma placa de topo de borracha microporosa antiderrapante e uma tampa de rosca. Não há necessidade de instalação, o que dispensa custos adicionais. Basta que o usuário coloque o objeto sobre o tapete do box embaixo do chuveiro e comece a usar.

No entanto, ele ainda é um protótipo e está disponível no site Kickante, onde foi lançada uma campanha de financiamento coletivo. A meta de arrecadação para a produção do equipamento em escala industrial, no Brasil, é de R$ 80 mil.

Apesar de o intuito da campanha seja angariar fundos para produzir equipamentos suficientes para doar às comunidades carentes, quem colabora também pode adquiri um exemplar. As doações a partir de R$ 149 são recompensadas com os equipamentos.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta eletricista, encanador, chaveiro e mais para casa

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

almofadas para sofá
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
gazebo dobrável
preço de imoveis começa a cair