Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Nova proteção em mensagens deixa o WhatsApp mais seguro

A- A+

Se você é adepto das mensagens instantâneas, mas tem receio sobre a exposição do conteúdo trocado por smartphones, vai gostar da novidade no principal aplicativo para esse fim. Um novo sistema de criptografia deve deixar o WhatsApp mais seguro contra o vazamento de informações.

As informações enviadas através de celulares, quando caem nas mãos erradas, podem ser perigosas – inclusive para as suas finanças. Desde imagens íntimas até dados de contas bancárias e cartões, nada escapa de criminosos virtuais. É isso que a nova proteção de mensagens pretende atacar.

Mulher usa um WhatsApp mais seguro

Criptografia amplia a proteção de seus dados durante uma troca de mensagens. Foto: iStock, Getty Images

Novidade tem criptografia como base

A criptografia é um sistema que ajuda a proteger informações que não devem ser acessadas por pessoas sem autorização. Através dela, as mensagens escritas em um e-mail ou no WhatsApp, por exemplo, se tornam um emaranhado de códigos que não pode ser compreendido por qualquer pessoa que tenha acesso a ele.

O sistema é responsável por deixar o WhatsApp mais seguro para usuários de celulares com Android, iPhone e Windows Phone. E a proteção vai além: usuários da versão Web, que permite o acesso ao app pelo computador, também obtiveram a atualização de segurança.

O anúncio da adoção da criptografia foi feito através de um comunicado público do Facebook, empresa que controla o aplicativo. Segundo a informação, o grande risco que os usuários sofriam era de que as mensagens fossem interceptadas no caminho entre o dispositivo emissor e aquele que deveria receber os dados.

Até administradores de redes públicas de wi-fi poderiam ter acesso às mensagens. Dessa forma, nem a sua senha do cartão de crédito estaria livre de cair nas mãos de pessoas mal intencionadas, gerando uma série de transtornos financeiros.

O comunicado público afirmou que a tecnologia, chamada de “criptografia de ponta a ponta”, impede que o conteúdo enviado seja lido por cibercriminosos, regimes opressores, hackers e pelo próprio WhatsApp. Somente os grupos e a pessoa para quem você enviar aquela informação é que poderão ler a mensagem de forma compreensível.

Mas a nota adverte que ainda podem existir determinados governos que consigam quebrar o sistema de segurança. Apesar disso, é certo que o WhatsApp está mais seguro. O esquema montado é rigoroso e garante que qualquer interceptação simples conseguirá somente o acesso a um bloco de texto sem sentido.

Aviso sobre o WhatsApp mais seguro

O anúncio de que os usuários estavam utilizando um WhatsApp mais seguro e protegido foi feito através de uma notificação nas conversas. Ao abrir a janela de cada contato ou grupo, a pessoa vê uma mensagem com fundo amarelo, que diz: “As mensagens que você enviar para essa conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta”.

Ao clicar na mensagem você é redirecionado para outra página, onde pode verificar o código de segurança. Um QR Code e blocos numéricos são disponibilizados para que os usuários possam escaneá-los com o telefone daquele contato. Essa verificação garante que os códigos de criptografia sejam idênticos e torna ainda mais seguro o processo de envio de dados.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

O que achou da novidade no WhatsApp? Comente e compartilhe o artigo!

Pokémon Go
queda do dólar
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito