Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Nova plataforma de investimentos aponta os maiores lucros

A- A+

Se os investidores sonhavam com o dia em que haveria uma plataforma de investimentos indicando as operações mais rentáveis do mercado, isso já é uma realidade. Informações sobre Recibos de Depósitos Bancários (RDBs), que pagam até 116% da taxa DI, estão relacionadas no site Poupa Brasil.

A página foi criada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e congrega informações de dois bancos e dez financeiras de portes diferentes.

plataforma de investimentos

Além da alta rentabilidade, a aplicação em RDB é considerada segura. Foto: iStock, Getty Images

Plataforma de investimentos foca em RDBs

O foco em RDBs com até 116% acima da taxa DI é explicado pelo fato de que essa rentabilidade está acima de outros investimentos bastante operados, como a poupança e os títulos ofertados pelo Tesouro Direto.

A lógica do RDB é semelhante à do CDB (Certificado de Depósito Bancário). Entretanto, enquanto o CDB é um título emitido apenas por bancos, o RDB pode ser ofertado também por financeiras.

Na prática, comprar títulos de RDB significa que o investidor empresta dinheiro aos bancos e financeiras e, em troca, é remunerado. Os prazos, porém, são mais longos se comparados ao CDB. Nos títulos relacionados na plataforma de investimentos virtual, eles variam entre seis meses e quatro anos.

Os investimentos partem de R$ 1 mil. Eles são corrigidos pela taxa DI, que é muito semelhante à Selic, a taxa básica de juros da economia. Justamente por isso, o RDB é considerado um investimento de baixo risco.

Prós e contras dos RDBs

Vantagens

Entre as principais vantagens de aplicar em RDBs pela plataforma de investimentos Poupa Brasil, é que se pode resgatar a aplicação a qualquer momento (total ou parcialmente). Mas o saque antecipado cai para 90% da taxa DI, independentemente do seu prazo. Ainda assim, rende mais que a poupança.

Os investimentos disponibilizados no site também contam com proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que significa que você recebe seu dinheiro em caso de quebra da instituição financeira.

Desvantagens

Um dos pontos negativos é que os títulos não podem ser revendidos pelo investidor, reduzindo sua liquidez – que é facilidade de transformá-lo em dinheiro.

Além disso, é taxado pelo Imposto de Renda. A tributação ocorre de acordo com a tabela regressiva de IR, indo de 22,5% a 15%, conforme o prazo. Isso traz uma desvantagem em comparação a investimentos como Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agrícola (LCA).

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Além de um investimento rentável, um seguro também é um fator importante para garantir sua tranquilidade futura. Que tal conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora?

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou de conhecer a nova plataforma de investimentos? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como montar uma padaria
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez