Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Notebook x desktop: qual é o computador mais adequado para você?

A- A+

Se antes os computadores desktop eram a única opção, hoje eles dividem espaço com os notebooks e, dependendo das preferências do usuário, até mesmo com netbooks e tablets. Embora a variedade disponível no mercado seja uma aliada, ela também pode dificultar a escolha. Afinal, entre notebook x desktop, qual é a escolha certa?

A resposta vai depender da sua necessidade em relação ao computador. Para facilitar, confira algumas dicas do que é preciso levar em conta na hora de comprar o aparelho ideal, e também as vantagens e desvantagens proporcionados por cada um deles.

Na hora da escolha vários pontos devem ser analisados. Foto: iStock, by Getty Images

Na hora da escolha, usuário deve analisar necessidades de desempenho e mobilidade. Foto: iStock, by Getty Images

Notebook x desktop

O principal destaque do notebook ainda é a mobilidade. Com modelos cada vez mais leves, carregar o computador até o trabalho ou mesmo para viagens ficou mais fácil. Outra vantagem é a disponibilidade de modelos mais acessíveis, o que era complicado encontrar até pouco tempo atrás.

Com um computador portátil, você também não precisa se preocupar com acessórios fundamentais, como é o caso do mouse, do teclado e mesmo das caixas de som. Tudo vem embutido e pronto para uso.

No entanto, dois fatores nem tão positivos devem ser levados em conta. Ao adquirir um notebook, você precisa manter o carregador sempre por perto e considerar que, com o passar dos anos, a tendência é que a duração da bateria diminua.

A melhoria das configurações também pode ser um problema. Embora seja possível encontrar modelos rápidos e com boa capacidade de armazenamento, aumentar a memória ou adquirir um processador melhor pode não ser tão simples.

Nos desktops, por outro lado, a possibilidade de expansão é um dos pontos de destaque.

Fazer um upgrade em um computador de mesa é mais fácil, assim como trocar peças que tiveram algum defeito. Além disso, os dois processos custam menos do que em notebooks.

Quando o quesito é preço, o desktop se mostra, em geral, a escolha mais barata. Porém, vale a pena ficar atento ao custo-benefício do produto. Um computador com configurações básicas, seja de um modelo ou do outro, é mais barato, mas também oferece mais chances de travamento e de não suportar o armazenamento dos seus arquivos.

Afinal, no duelo entre notebook x desktop, qual eu devo escolher?

Se você utiliza o computador para tarefas básicas, como acessar a internet ou ler e editar documentos, um notebook com configurações medianas é suficiente para atender suas necessidades. Nesses casos, é possível ter bom desempenho e praticidade em um mesmo aparelho.

No entanto, se o objetivo é rodar programas pesados ou mesmo jogos, o desktop é a melhor saída. Por isso, eles são recomendados principalmente para designers, gamers ou qualquer outra pessoa que precise de um computador mais potente e com capacidade de melhorias nas configurações. A possibilidade de escolher uma tela maior também é vantagem para ser levada em conta.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços em computadores

Gostou das dicas para Notebook x desktop? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico