Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Nomofobia: Ficar sem o celular pode causar abstinência

A- A+

Seu filho não larga o celular para nada? Parece precisar manter o aparelho o tempo todo junto dele, inclusive para comer? Esses podem ser sinais de nomofobia, um vício que causa dependência física e psicológica, impedindo que a pessoa controle seus impulsos na ausência do telefone.

Dessa forma, quando está longe do gadget, o sujeito fica muito ansioso e pode apresentar sintomas de abstinência. Adultos também não são descartados da nomofobia, mas são os mais novos que têm maior dependência do aparelho. O hábito de estar sempre conectadoacaba impactando as atividades diárias e, inclusive, o envolvimento offline com as pessoas.

Saiba como ajudar os nomofóbicos a “desgrudarem” dos smartphones.

Nomofóbicos não conseguem se desconectar mesmo na hora de dormir. Fotos: iStock, Getty Images

Nomofóbicos não conseguem se desconectar mesmo na hora de dormir. Fotos: iStock, Getty Images

Diagnosticando a nomofobia

Rendimento baixo na escola, ansiedade, irritação, acessos de raiva quando fica sem bateria, sentimento de rejeição se não recebe ligações ou mensagens, necessidade de estar próximo ao celular o tempo todo e atender notificações instantaneamente são os sintomas principais da nomofobia.

Além disso, é normal entre os dependentes preferir ficar em casa a sair com amigos, ou então não interagir nas conversas cara a cara.

Essas atitudes dificultam o estabelecimento de novas relações entre pessoas, aumentando a timidez e a solidão. Na escola, o rendimento e as notas podem reduzir porque o celular distrai e tira a atenção. Problemas de visão, dores nas costas e má postura também são comuns entre os nomofóbicos.

Geralmente, quem se rende ao vício do celular está em busca de aceitação, fugindo de problemas com bullying. O celular promove uma fuga da realidade imediata, transportando o usuário a uma “realidade imaginada”, onde é possível ser quem quiser e diminuir o estresse durante o momento em que se está conectado.

Por isso, os pais devem sempre saber por que os filhos usam o aparelho e com que finalidade.

Leia a continuação das dicas sobre nomofobia em Vivo Mais Saudável, onde você encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
LG G5 SE ou iPhone SE
celulares com tela 6 polegadas ou mais
celulares com 2 chips e tv digital nokia
MIUI 8
comprar um celular samsung galaxy
Programa Nota Salvador permite recarregar celular com os valores economizados.