Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Nome sujo impede contratação? Tire suas dúvidas

A- A+

Quem tenta a recolocação no mercado de trabalho, mas não consegue, pode imaginar até que esse fato esteja relacionado à sua dificuldade financeira. Afinal, será que o nome sujo impede contratação?

Nome sujo impede contratação

Casos de discriminação podem ser levados à Justiça, mas é preciso ter provas. Foto: iStock, Getty Images

Nome sujo impede contratação?

Por lei, a inclusão do nome nos cadastros de proteção ao crédito não pode afetar os processos de contratação, pois essa prática é considerada um tipo de discriminação. No entanto, ainda que as regras proíbam, a situação pode ser registrada e é importante saber como agir nesses casos.

Você pode recorrer à Justiça

Se uma empresa discriminá-lo pelo fato de ter o nome negativado, você pode, sim, recorrer à Justiça. Entretanto, é preciso ter provas e, via de regra, as empresas não falam esse tipo de verdade ao candidato. Geralmente, outros motivos é que são apresentados para justificar a não contratação.

Bancos são exceção

Embora a lei assegure que ter o nome negativado não possa ser motivo para discriminação, os bancos podem manter a consulta aos órgãos de crédito como critério de contratação. Há uma cláusula na CLT que afirma que bancários não podem ter o nome sujo.

Concursos públicos têm regras diferentes

Outra exceção é em relação aos concursos públicos. Cada um coloca suas regras no edital e, em muitos casos, ter o nome negativado pode ser uma restrição no momento da nomeação. Portanto, o que vale é o que está no edital.

O caminho para limpar seu nome

Agora você já sabe responder se nome sujo impede contratação ou não. Mas que tal ir além e tirar seu nome das listas de negativados? Veja o que fazer:

Consulte a dívida

Em primeiro lugar, você deve consultar o órgão responsável, como SPC e Serasa. Geralmente, são entidades ligadas ao comércio. A consulta é gratuita, bastando apresentar documento com foto. Embora seja permitido fazer a inclusão após o primeiro dia de atraso no pagamento, os credores são obrigados a mandar uma correspondência avisando sobre a inclusão.

Procure o credor

Depois de saber exatamente quem inseriu seu nome nos cadastros negativos, procure os credores para verificar o valor atual da dívida e a possibilidade de negociação. Geralmente, os valores pagos à vista recebem bons descontos – algumas vezes os juros são retirados integralmente.

Faça uma boa negociação

Fazer uma boa negociação não é apenas conseguir o menor valor, mas fazer um estudo prévio da sua situação financeira para fazer um parcelamento que você tenha condições de cumprir. Qualquer atraso pode por tudo a perder no objetivo de limpar o nome.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Nome sujo impede contratação: tirou suas dúvidas? Então, compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças