Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Nasa abre as portas para quem quer ingressar na profissão astronauta

A- A+

Aquele seu sonho infantil de viajar pelo espaço, alimentado ao observar as estrelas, pode ficar mais perto – não tanto quanto a Lua, mas menos distante do que Plutão. A Nasa, a agência espacial norte-americana, está com inscrições abertas para quem quer ingressar na profissão astronauta. Esse é o primeiro processo seletivo desde 2011, quando a última turma foi formada.

De la pra cá, a agência espacial aposentou o seu programa de ônibus espaciais, uma das principais atividades dos “novatos” ao iniciar na atividade. Nesse período, coube a naves russas fazer o transporte de suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

No entanto, com o foco em novas missões, como a viagem até Marte, projetos da Nasa de espaçonaves tripuladas foram retomados.

As inscrições para ingressar na profissão astronauta vão até o dia 14 de dezembro e a seleção deve se estender até 2017. Atualmente, a agência espacial norte-americana possui um corpo de 47 astronautas, sendo 33 homens e 14 mulheres.

NASA está com vagas abertas para quem sonha com a profissão astronauta.

Ao ingressar na Nasa, sonho infantil de visitar o espaço pode ser realizado. Foto: iStock, Getty Images

Como ingressar na profissão astronauta

Para ser um astronauta, é preciso ter um ótimo currículo, que envolve conhecimentos e técnicas específicas da área, uma condição de saúde invejável, entre outros requisitos. Confira algumas exigências mínimas da Nasa para ser um dos tripulantes da suas naves:

Formação

Bacharelado em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas ou matemática. Não são consideradas para a qualificação áreas relacionadas com psicologia (salvo exceções), educação física, enfermagem e geografia.

Experiência

Três anos de experiência de formação e mil horas de voo pilotando aviões a jato.

Outros cursos

Cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas já citadas fornecem pontos extras na qualificação.

Habilidades

Ótima visão, com acuidade visual de longe e perto.

Requisitos médicos

Pressão sanguínea que não exceda 14/9, medida quando sentado (descansado).

Exigência adicional

Cidadania norte-americana.

Para conferir todas as exigências para ingressar na profissão astronauta, visite o site da Nasa. Após essa primeira fase de seleção, os candidatos aprovados passam por uma série de treinamentos para testar suas habilidades. Os potenciais novos astronautas ficam numa espécie de período probatório, que pode durar mais de dois anos.

Você vai se interessar por:

Oportunidade de conhecer a profissão

Se você ainda não tem o currículo necessário, ou não atende algumas das exigências para ingressar na profissão, mas quer conhecer um pouco mais da vivência de quem já viajou pelo espaço, pode participar do Programa “Voe com um Astronauta”.

Em janeiro de 2016, o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center, no estado da Florida, Estados Unidos, irá oferecer uma programação especial para o público do Brasil. O astronauta Marcos Pontes, primeiro e único brasileiro a voar ao espaço, fará um tour vip e privado pelo complexo, realizado em português.

Com vagas limitadas, a atração convida para uma manhã inteira de atividades, experiências de voo em um simulador que viaja a 17,5 mil km/h e lançamento de um ônibus espacial. O passeio termina com um almoço especial com o astronauta. 

 

Você já teve o sonho da profissão astronauta? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria