Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Namorados podem ter conta conjunta? Descubra

A- A+

Vocês se conheceram há pouco, mas estão muito apaixonados, fazendo vários planos em comum para um futuro próximo, como uma viagem no final do ano. Um jeito de programar a realização desses sonhos é apostar na ideia de que namorados podem ter conta conjunta.

Namorados podem ter conta conjunta

Namorados que economizam juntos podem realizar seus sonhos mais facilmente. Foto: iStock, Getty Images

Conta conjunta exige planejamento

Iniciar o planejamento financeiro desde o namoro é uma forma saudável para preparar o casal para experiências que podem ser muito mais complexas, como a compra de um imóvel ou o planejamento do próprio casamento.

Se, por um lado, há risco pelo fato de a relação ser recente, por outro, é um meio de conhecer como cada um lida com dinheiro.

Ter uma conta conjunta é mais recomendado para pessoas que já se conheçam muito bem. Mas namorados podem ter conta conjunta desde que ambos saibam como agir com a separação do investimento em um possível término do relacionamento.

Para o educador financeiro Antonio Nascimento, uma conta conjunta permite ao par identificar se são poupadores ou não e se são organizados ou não. “É uma forma mais elaborada de pensar como casal”, define.

Nascimento acrescenta que os namorados acabam criando o hábito de conversar mais e expor pontos de vista sobre como usarão o dinheiro aplicado. Assim, acabam aprendendo a ceder, compartilhar e economizar. Ou seja, o investimento conjunto se torna um exercício da arte de conviver a dois.

Namorados podem ter conta conjunta, mas há riscos

Há algumas desvantagens que convém ser analisadas antes de dar esse importante passo no relacionamento. Por exemplo, se um é desorganizado financeiramente, compromete os objetivos comuns. Então, a dica é estabelecer regras para evitar estresse e arrependimento.

Nascimento alerta que há casos em que um dos dois usa a conta como arma emocional para interferir na relação. “Se o casal não estiver preparado, pode acabar brigando ao falar sobre dinheiro”, alerta o educador financeiro.

Também há outro risco: os namorados podem perder o controle de suas finanças individuais, o que não deve nunca acontecer. Cada um precisa ter sua organização própria e sua conta corrente, independente da conta conjunta.

E quando o namoro termina?

Namorados podem ter conta conjunta até que… Se o namoro acaba, como dividir a quantia? O importante neste momento é tratar a situação com maturidade, por mais dolorosa que seja a separação.

Deixe a mágoa, a frustração ou qualquer outro sentimento deste nível de lado e use a razão para efetuar os cálculos e a divisão do montante.

Para repartir o investimento de forma justa, o ideal é que o casal tenha contribuído sempre com a mesma parcela. O uso de uma planilha é suficiente para realizar esse controle. Caso alguém tenha investido mais, vocês terão as quantias anotadas e isso facilita na hora do fim.

O economista e professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Alfredo Meneghetti Neto lembra que namorados podem ter conta conjunta e contraírem dívidas, empréstimos, financiamentos, juros, etc.

“O correto seria ambos se acertarem. Ao sacar o valor, primeiro necessitam quitar as dívidas. Só depois devem encerrar a conta”, ensina Neto. Outra dica do especialista é ter desde o início um acordo escrito a ser cumprido. Se preferir, podem oficializar o documento em cartório.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais