Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Museu de Valores é opção cultural para quem visita Brasília

A- A+

Conhecer um pouco sobre o dinheiro e a moeda de um país ajuda a entender também sua história econômica ao longo do tempo. Com essa proposta, o Banco Central do Brasil criou o Museu de Valores, localizado em Brasília desde a década de 80. O acervo reúne cédulas, moedas e documentos dos diversos períodos da vida brasileira.

Composto de diversas exposições permanentes e temporárias, o espaço também desenvolve programas de interação com escolas, atendimento a serviços de pesquisa e promoção de exposição itinerante. É uma ótima opção de visita durante uma passagem pela capital federal.

v

Museu de Valores do Banco Central reúne peças importantes da história financeira do país. Foto: Divulgação

Conheça o Museu de Valores do Banco Central

O Museu de Valores do Banco Central reúne algumas das principais peças históricas em cédulas, moedas e documentos em posse da instituição de finanças brasileira. O órgão possui um acervo com mais de 130 mil artigos sobre a evolução dos meios de pagamento e obras de arte. Parte desse acervo pode ser vista no espaço.

Originalmente, o Museu de Valores foi inaugurado no ano de 1972, e instalado na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. Em 1981, ele foi transferido para o edifício-sede do Banco Central, em Brasília.

Ele está organizado em salas. Na Sala Brasil, estão representados no acervo quatro períodos distintos da história brasileira: o Brasil Colônia (de 1500 a 1815), o Brasil Reino Unido (período que compreende entre 1815 e 1822), o Brasil Império (entre 1822 e 1889) e o Brasil República (de 1889 até os dias atuais).

A Sala Curiosidades Monetárias reúne algumas peças diferentes do acervo do Banco Central. Entre elas, estão algumas moedas feitas de materiais alternativos e exemplares das maiores e menores moedas já cunhadas no mundo.

Já a sala de emissões do Banco Central reúne exemplares de cédulas e moedas emitidas pelo BC desde a sua criação, em 1964.

Serviço

O acesso ao Museu de Valores do Banco Central do Brasil é gratuito. É necessária apenas a apresentação de documento oficial de identificação com foto (a exigência é dispensada a menores de 18 anos acompanhados pelos responsáveis).

O Museu de Valores está localizado no Setor Bancário Sul, Quadra 3, bloco B, 1º Subsolo, em Brasília – DF. O horário de funcionamento é de terça-feira às sextas-feiras, das 10h às 18h.

O espaço também funciona no primeiro sábado de cada mês, com horário alterado: das 14h às 18h (em fevereiro, no entanto, o museu não abrirá no primeiro sábado do mês).

Independente do dia e horário de funcionamento, o acesso ao Museu de Valores só é permitido 30 minutos antes do horário de fechamento.

Contato:

E-mail: museudevalores@bcb.gov.br

Telefone: (61) 3414-2093

Fax: (61) 3414-1331

Você vai se interessar por:

Os encantos de Brasília

Mas não é só o Museu de Valores que pede uma visita durante sua passagem por Brasília. Entre os principais pontos turísticos da capital federal, estão:

  • Praça dos Três Poderes
  • Catedral Metropolitana
  • Palácio da Alvorada
  • Catetinho
  • Estádio Mané Garrincha
  • Lago Paranoá
  • Parque da Cidade
  • Jardim Botânico.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Museu de Valores? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria