Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mudou os planos? Veja como cancelar a inscrição no Fies

A- A+

É comum que você faça algumas mudanças na sua vida, como trocar de faculdade ou de cidade. Mas se isso afetar seus estudos, talvez seja preciso rever os planos que tinha para o Ensino Superior. Você sabe como cancelar a inscrição no Fies? É possível fazer isso mesmo no meio do curso. Basta seguir alguns passos.

Jovem sabe como cancelar a inscrição no Fies

Fique atento aos prazos e condições necessárias para o cancelamento e evite erros. Foto: Shutterstock

Como cancelar a inscrição no Fies

Confira detalhes sobre as quatro etapas necessárias para cancelar a sua inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies):

1. Solicite cancelamento no site

O primeiro passo para dar início ao cancelamento é entrar no sistema do aluno (SisFies), na sua conta, e clicar na opção Condição para o encerramento. É possível solicitar o cancelamento sempre entre os dias 1º e 15 de cada mês, exceto nos meses de junho e dezembro.

2. Escolha a opção de pagamento

Você terá que escolher uma das quatro opções para pagar a dívida com o financiamento estudantil:

Liquidação de contrato no ato do encerramento

Opção de pagamento da dívida em parcela única. A quitação, nesse caso, é realizada no banco, no dia marcado para a assinatura de cancelamento do contrato.

Permanecer na fase de utilização

Você pode manter a carência e o pagamento trimestral de juros até o final do prazo. Entretanto, a fase de amortização começa um mês após a carência, em parcelas maiores e fixas.

Antecipar a fase de carência

Você passa a pagar as parcelas trimestrais no mês seguinte à assinatura do contrato. Assim, pode quitá-las nos 18 meses (que seria o período de carência) e, na sequência, iniciar o pagamento da dívida.

Antecipar a fase de amortização

Nesse caso, você pode parcelar tudo o que falta. O prazo, porém, é de três vezes o tempo que você usou o financiamento, acrescido de um ano. Ou seja, se você solicitou o empréstimo para dois anos, você terá sete anos para pagar o restante.

3. Confirme que deseja cancelar

Após escolher a forma de pagamento, basta clicar em Gravar e Prosseguir e, em seguida, Confirmar.

4. Oficialize na agência bancária

O processo de cancelamento só é finalizado quando você assina o termo de encerramento na mesma agência bancária em que o financiamento foi autorizado. Para a assinatura, também é necessária a presença do fiador.

A partir de então, a universidade não receberá mais o pagamento referente ao seu financiamento. Mas você receberá a cobrança integral. Caso desista do curso, deve solicitar o cancelamento da matrícula na instituição de ensino.

Você vai se interessar por:

Fique atento

É importante saber que, após a assinatura do contrato, não há como voltar atrás, assim como não se pode solicitar novamente a inscrição do Fies.

O próprio financiamento também pode cancelar a inscrição do aluno caso seja verificada inconsistência nos documentos apresentados ou aprovação em menos de 75% das disciplinas cursadas.

 

Aprendeu como cancelar a inscrição no Fies? Compartilhe as dicas!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular