Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mude hábitos e aprenda como gerir o dinheiro de forma inteligente

A- A+

A dificuldade financeira anda tirando seu sono? O salário parece insuficiente para as despesas do mês? Apesar da inflação em alta e da instabilidade na economia do país, é possível que você não saiba como gerir o dinheiro da melhor forma. Já parou para analisar que seus hábitos financeiros podem não ser os mais saudáveis?

Para evitar que você siga repetindo erros, a consultora financeira Evanilda Rocha, autora do e-book Como fazer sobrar dinheiro no final do mês, indica alguns (maus) hábitos que devem ser deixados para trás quando se quer ter um orçamento saudável.

Mulher não sabe como gerir o dinheiro

Deixar de adotar meios de controle financeiro é erro comum entre endividados. Foto: iStock, Getty Images

Fuja dos erros comuns

Você se identifica com algum dos quatro comportamentos nocivos listados abaixo? Se a resposta for sim, é hora de rever atitudes e ser mais inteligente para aprender como gerir o dinheiro.

Gastar mais do que ganha

A educação financeira tem alguns mandamentos. Um dos principais deles, para atingir o equilíbrio financeiro, é não gastar mais do que ganha. Esse é um erro comum quando não se faz o registro de despesas, pois perde-se a noção do que já foi gasto.

Ignorar pequenas despesas

Outra mudança interessante é começar a anotar até mesmo as despesas miúdas – como os lanches que são realizados na rua, doações ou gorjetas. Geralmente, as pessoas se surpreendem com os resultados ao fazer isso. As pequenas somas geram gastos significativos.

Descuidar-se da sua conta

Por mais que possa parecer difícil ou cansativo, para ter dinheiro no bolso, é importante entender – e acompanhar – os números. Verifique quais as taxas do seu banco, quanto o seu dinheiro está rendendo, se há produtos financeiros melhores no mercado para investir. Estudar as finanças é um bom hábito a ser cultivado.

Não construir uma reserva

Outra iniciativa à qual o brasileiro não é muito adepto é a reserva financeira. Entretanto, ela é importantíssima para evitar o endividamento frente ao primeiro imprevisto que aparecer. Ter aquele dinheirinho guardado é sempre importante.

Como gerir o dinheiro da melhor forma

Você é do tipo que guarda os números “na cabeça”? As informações financeiras devem ser detalhadas por meio de anotações ou de ferramentas específicas para isso. Nunca utilizou uma planilha de controle de gastos? Sem saber quanto e onde gasta, você está punindo o próprio bolso.

O início do controle financeiro sempre tem urgência. Você pode até conhecer ferramentas, mas adiar a prática por meses – ou até anos. Não procrastine. O ideal é que se escolha controles práticos e confiáveis, para iniciá-los o quanto antes.

Quando a pessoa é muito desorganizada, o ideal é iniciar de modo simples. “Saber quanto se ganha (individualmente ou em família), quanto se gasta, montar um plano de ação para os ajustes necessários e, finalmente, colocar em prática”, explica Evanilda.

Para dar esses primeiros passos é fundamental elaborar um orçamento mensal. Em outras palavras, é preciso ter uma planilha financeira com todas as despesas detalhadas.

Basicamente, essa é a receita para combater as principais dificuldades do brasileiro em relação ao dinheiro: controlar os gastos, equilibrar o orçamento, cortar pequenas despesas e criar o hábito de poupar.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais um bom hábito para integrar à sua rotina? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Viu como gerir o dinheiro de forma adequada é fácil? Compartilhe as dicas!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
como lucrar vendendo cachorro quente