Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mudança de emprego: qual a hora certa para dar esse passo na carreira?

A- A+

A busca por melhores condições – seja de vida ou de trabalho – é uma constante para muitas pessoas. E não são raros os casos onde se vislumbra essa possibilidade em uma mudança de emprego. Mas será que esse é realmente o caminho ideal a seguir?

Ponderar é a chave para agir com inteligência antes de dar uma guinada na carreira, que pode ter consequências diversas. A decisão entre sair ou permanecer no cargo depende dessa avaliação.

Afinal, não é somente devido aos altos índices de desemprego que se deve “segurar” a vaga. Mas é indicado que primeiro você encontre o motivo (ou uma lista deles) da busca de um novo emprego e tente solucioná-lo.

Pressão para mudança de emprego

Mesmo cansado e sob pressão, avalie as chances de crescimento no atual emprego. Foto: iStock, Getty Images

Se a razão para o seu desejo de mudança for o mau relacionamento com o seu superior ou com colegas, pense em uma forma de resolver isso. Se for o baixo salário ou aquela promoção que está sendo protelada há tempos, converse e tente negociar.

Além disso, claro, é fundamental buscar algo que lhe faça feliz. Aquele trabalho que você realiza com prazer. Mas avalie: ele pode estar na empresa que você trabalha atualmente, porém em outro setor ou função. Pense nisso.

Projete a mudança de emprego

Agora, se depois de todas essas etapas você não conseguiu chegar a uma solução, pode ser a hora mesmo de mudar de emprego. Contudo, esse passo deve ser planejado com cuidado. Pedir as contas sem nada em vista ou mudar para a primeira oportunidade que aparecer pode não ser uma solução muito inteligente.

O melhor é planejar o que se deve fazer para encontrar algo que realmente o satisfaça. Após decidir o que deseja, verifique se é necessário realizar algum curso de qualificação. Analise também quais as empresas que contratam e qual a média salarial.

Verificar a possibilidade real de crescimento no cargo desejado é importante para evitar que você passe pelo mesmo processo de insatisfação daqui um tempo.

Levar em conta os fatores mencionados acima pode evitar arrependimentos. Afinal, muitos dos problemas que você enfrenta hoje podem ocorrer em outras empresas. Portanto, saber resolvê-los pode ser melhor que a mudança.

Você vai se interessar por:

Questione antes de mudar de emprego

Muitas vezes, somos sabotados pelo nosso próprio cérebro em função do cansaço e estresse, tornando os problemas maiores do que eles realmente são. Por isso, com calma, veja o que levar em conta antes de tomar a decisão:

Crescimento

O emprego que você está almejando oferece possibilidades de crescimento profissional? Mas atenção: não confunda crescimento com salário maior. Uma empresa que investe em cursos, palestras, coaching e outros benefícios traz oportunidades para a sua formação.

Chances atuais

A empresa onde você está agora viabiliza planos para o seu futuro? Você poderá chegar a um cargo melhor, salário mais alto ou outros tipos de reconhecimento? É importante fazer esses questionamentos.

Motivo

Talvez pareça bobagem, mas parar para pensar no real motivo pelo qual você quer sair pode apontar uma precipitação da sua parte. Às vezes, o cansaço nos leva a não suportar problemas banais. Tirar boas férias pode resolver.

Qualidade

Um fator importantíssimo, que ajudará muito na escolha, é a qualidade de vida que será proporcionada. É importante optar por um trabalho onde você poderá cuidar da sua saúde e desfrutar melhor a vida em família.

 

Já sabe avaliar se é o momento para uma mudança de emprego? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria