Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Móveis planejados são opção para segurança dos idosos

A- A+

Os móveis planejados são uma opção para deixar a casa do jeito que você imaginou, mas suas vantagens vão muito além da estética. Para idosos, os móveis podem ser pensados para diminuir riscos e tornar os ambientes mais funcionais.

O resultado é mais conforto no dia a dia e segurança para evitar que um simples acidente doméstico se transforme em um longo período de recuperação. Na hora de definir o projeto, cada detalhe faz a diferença para proporcionar mais mobilidade.

Soluções para os móveis planejados

Antes de definir a disposição dos móveis planejados ou mesmo o seu estilo, é importante fazer uma análise da sua casa ou apartamento e das características que ela possui. Avalie a presença de escadas, quais são os cômodos mais utilizados, a presença de pontos escorregadios, que costumam reter mais umidade e mesmo os itens que não parecem oferecer o conforto necessário.

A mobília escolhida e todos os outros itens que a complementam vão depender do seu perfil e nem sempre exigem mudanças complexas. Conformem lembram Francine Rodrigues e Pauline Gervini, designers de interiores do Idea Design, uma alteração simples, mas responsável por deixar o ambiente mais funcional e menos perigoso é a retirada de tapetes.

Entre os móveis, o principal cuidado é evitar modelos pontiagudos, especialmente nas mesas de centro. Para deixar a peça mais sofisticada, a dica de Francine e Pauline é estofar as laterias com tecido lavável e utilizar um tampo de espelho para completar.

Para a designer de interiores Roberta Cavina, também é precisa ter atenção com a altura dos móveis, que devem ser acessíveis sem a necessidade do uso de escadas ou cadeiras. No projeto, também priorize a estrutura das peças, que devem ser resistentes, para suportar o apoio no momento de levantar, por exemplo.

A mesa de centro arredonda evita corte e arranhões nas quinas. Foto: iStock, Getty Images

A mesa de centro arredonda evita corte e arranhões nas quinas. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados além dos móveis planejados

Um dos ambientes da casa que mais costuma render acidentes é o banheiro e não à toa ele merece atenção especial. Aqui a prioridade não é apenas a mobília, que deve deixar espaço livre para a locomoção, mas também a presença de itens adicionais.

A recomendação de Roberta é instalar barras de apoio dentro do box, para evitar quedas. Em alguns casos, elas também podem ajudar quando posicionadas perto do vaso sanitário. Já nas escadas, sejam elas internas ou externas, é o corrimão que garante mais segurança e apoio.

Preserve o seu patrimônio

Quer ainda mais segurança? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas sobre móveis planejados? Compartilhe!

Casa com poltronas
Mulher em sofá de 2 lugares
Dicas para comprar comprar berço
Ela seguiu dicas para comprar guarda roupa
Casal vai comprar móveis pela internet
Mulher usa mesa de cozinha pequena