Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mouse do notebook não funciona? Veja como resolver

A- A+

Para quem não precisa de traços e controles muito precisos, nada melhor do que a praticidade do touchpad para navegar. Mas e quando o mouse do notebook não funciona no momento que você mais precisa? Sensível ao toque, são vários os problemas que podem surgir.

Antes de entrar em desespero e sair correndo para a assistência técnica mais próxima, vale manter a calma e tentar algumas alternativas simples, que podem dar resultado.

Mouse do notebook não funciona

Problema com o mouse pode ser resolvido com ajuste nas configurações. Foto: iStock, Getty Images

Por que o mouse do notebook não funciona?

Você toca no aparelho e nada acontece: o mouse do notebook não funciona. O primeiro impulso é pensar que o touchpad quebrou, mas o problema pode ser bem mais simples e não passar de um descuido na hora de apertar as teclas.

Afinal, o atalho para desativar o uso do mouse do notebook é bem parecido com outros tantos que você usa todos os dias, como diminuir o volume, por exemplo. Embora os comandos mudem de uma marca para a outra, nas principais delas ,a regra é a seguinte:

Acer: Fn + F7

Asus: Fn +F7 ou Fn + F9

Dell: Fn + F3 ou Fn + F7

Toshiba: Fn + F9

Em alguns modelos, o touchpad também pode ser ligado e desligado por um botão que fica próximo a ele. Se essa primeira tentativa não funcionar, tente desligar o aparelho, tirar a bateria e, alguns segundos depois, ligá-lo novamente.

Ajuste as configurações

Outro problema comum, explica Sandro da Silva, técnico em informática da Saes, é o software que gerencia o touch, que pode estar com algum erro ou falta de atualização. Para verificar, a dica é conectar um mouse no notebook e mexer nas configurações.

O primeiro passo é ir até o Painel de Controle. Depois, selecione Hardware e Som e, em Dispositivos e Impressoras, escolha a opção Gerenciador de Dispositivos, conforme ilustrado nas imagens abaixo:

mouse 1

mouse 2

Ao fazer isso, uma nova janela vai abrir. Vá até Mouses e outros dispositivos apontadores e selecione a opção relacionada ao touchpad, com dois cliques. Na nova caixa de mensagens, o status de funcionamento vai aparecer.

mouse 3

Se alguma mensagem de erro surgir, vá até a aba Driver e clique em Atualizar driver.

O próximo passo é seguir as indicações que aparecem na tela e fazer a atualização necessária. Caso não funcione, aí sim é hora de ir em busca de ajuda técnica.

Você vai se interessar por:

Quando chamar assistência

Se você tentou todas as possibilidades e nada adiantou, procure uma assistência técnica de confiança, de preferência uma autorizada da marca do seu notebook.

Antes de topar o conserto, lembre-se ainda de pedir um orçamento detalhado. Às vezes, é preciso trocar o touchpad, mas todo o inconveniente pode ter sido causado por um fio solto ou mal conectado.

 

Já sabe o que fazer quando o mouse do notebook não funciona? Comente!

como economizar na limpeza
memória ou processador
7 Spin
PC ou notebook
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Matebook, da Huawei