Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Monte sua estratégia para driblar a crise com dicas de orientação financeira

A- A+

A crise econômica pela qual o país passa afeta o seu bolso, segue impactando nos preços de produtos e serviços e não dá sinais de que irá estancar tão cedo. Só mesmo com uma boa orientação financeira para não deixar o orçamento totalmente no vermelho. Veja o que você pode fazer para não perder o controle da situação.

Uma boa orientação financeira ajuda a ter um equilíbrio nas suas contas.

Com planejamento, é possível viver longe de dívidas e ainda realizar sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Orientação financeira, parte 1: organize as contas

A primeira etapa desse caminho por mais saúde financeira tem cinco etapas fundamentais. Confira:

Elimine as dívidas

Pode soar absurdo que, em um momento de preços inflacionados e juros altos, alguém consiga sair das dívidas. Mas acredite: em períodos como esse, os credores facilitam muito as negociações. Afinal, eles também precisam sobreviver à crise.

Corte gastos

Talvez você pense que já tenha eliminado todos as despesas possíveis. Mas você registra os gastos? Ao anotar tudo, pode se surpreender com a quantidade de itens desnecessários que podem ser cortados ou substituídos. Via de regra, 25% dos gastos de uma casa são supérfluos. Recorrer a planilhas pode ajudar.

Não entre no cheque especial

Se já entrou, saia. Lembre-se que esse crédito não pode ser entendido como parte de sua renda, pois você paga juros sobre o valor usado. Melhor viver com um padrão de vida mais modesto – e ter uma boa noite de sono – do que se afundar em mais uma dívida.

Organize-se

Um orçamento não pode se resumir a um simples registro de gastos. A orientação financeira é analisar a renda que está entrando e a forma como está gastando, cortar o que é possível ou necessário e empregar o dinheiro de forma mais inteligente.

Defina metas

Em meio a cálculos e cortes, pode parecer difícil sonhar. Entretanto, é importante alimentar seus objetivos, pois isso facilita que você continue poupando e cortando supérfluos.

Orientação financeira, parte 2: poupe mais

Com as contas em dia, é chegada a hora de poupar. Descubra como é possível economizar no dia a dia, com pequenos ajustes e cuidados:

Combustível

Se o seu carro é flex, avalie se sai mais em conta mudar o combustível. Uma orientação financeira de ouro é que sua segunda opção só vale a pensa quando é o preço for equivalente a 70% do valor que você paga hoje.

Alimentação

Você não precisa fazer dieta em função dos altos preços, mas pode promover adequações. Alimentos da estação são sempre mais baratos. Além disso, os itens mais caros, como a carne bovina, podem ser substituídos por outros, como a suína, frango ou peixe. Sempre procure opções.

Água

Se você passar um dia fora de casa – ou mesmo um tempo maior – anote a leitura do hidrômetro na saída e confira se há alteração na volta. Essa é uma forma de detectar vazamentos. Se for preciso, instale redutores de vazão nas torneiras, pois eles economizam até 60% do consumo.

Emprego

Está ruim com o seu salário? Imagina sem ele! As estatísticas oficiais mostram que o desemprego aumenta a cada dia – 8,6% no trimestre até julho, segundo o IBGE. Assim, motivação e engajamento nos projetos da empresa são fundamentais para mantê-lo no mercado. Pense nisso.

Você vai se interessar por:

Acúmulo de dívidas gera bola de neve difícil de controlar

Educação financeira familiar ajuda a colocar a casa em ordem

Trace uma estratégia financeira a partir do primeiro emprego

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gosta de dicas de orientação financeira? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar