Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Monte a sua estratégia financeira pessoal em 7 passos

A- A+

Se o seu orçamento está ficando apertado, insuficiente para arcar com as despesas mensais, está mais do que na hora de montar a sua estratégia financeira pessoal. Veja por onde começar e não perca tempo.

Afinal, o cenário pede organização com urgência. “A instabilidade financeira e política que estamos vivenciando leva muitas pessoas a buscarem o conhecimento da sua atual situação financeira e a prestar mais atenção aos números, por conta da limitação econômica”, sustenta a educadora financeira Ana Paula Pavanatti.

Montando estratégia financeira pessoal

Não basta seguir todas as etapas, é preciso ter persistência para ter sucesso. Foto: iStock, Getty Images

7 passos da estratégia financeira pessoal

Ana Paula elaborou um passo a passo para a definição de uma estratégia financeira pessoal mais eficaz dos seus recursos. Confira:

1. Faça um diagnóstico

O primeiro passo para começar a montar uma estratégia é fazer um levantamento dos recursos financeiros que possui. Ao longo dos anos, você conquistou recursos ou investiu em estudos, bens materiais, viagens, tratamento médico. Veja também se você possui algum capital que lhe proporcione rendimento.

“Creio que muitos desses investimentos já foram pagos, porém, pode haver parcelamentos em aberto. Nesse caso, é bom ter conhecimento de quanto tempo e qual o valor em que você está comprometido financeiramente”, alerta a educadora. É importante separar despesas fixas e variáveis.

2. Estabeleça objetivos

Outro passo importante é aprender a ter objetivos ou sonhos. “São eles que nos dão força e nos motivam a enfrentar nossos desafios”, esclarece Ana Paula. Se você está endividado, sair desta situação pode e deve ser uma meta.

Ainda assim, é importante ter três objetivos, a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. É imprescindível saber: quanto custa o sonho, como pode ser pago, em quanto tempo e qual o valor mensal a ser investido.

3. Elabore um orçamento

A próxima etapa é fazer um orçamento, que deve conter o valor da sua receita. Disso, deve-se descontar o percentual equivalente à realização do seu sonho e o valor das despesas fixas.

Com esse resultado, você irá manter seu padrão de vida, realizar seus objetivos e ficar equilibrado financeiramente. “Cuidado com as despesas variáveis. São elas que desequilibram o orçamento”, aponta.

4. Poupe

Aprenda a poupar, fazendo uma reserva financeira para eventualidades e também para o futuro. Comece a construir uma vida financeira sustentável. Há vários produtos financeiros no mercado, capazes de proporcionar rentabilidade. Invista e acompanhe seu dinheiro a trabalhar para você.

5. Mantenha o foco

Durante a elaboração de sua estratégia financeira pessoal, você precisa alimentar sua vontade de querer mudar. Para isso, é preciso determinação, foco, planejamento, organização e controle.

Você vai querer se autossabotar por muitas vezes”, antecipa a educadora, referindo-se a novos desejos de consumo que vão surgindo ao longo da trajetória. Mas é preciso persistir.

6. Registre todas as despesas

É fundamental criar o hábito de registrar todas as despesas – desde o cafezinho, uma doação, até as compras do supermercado. Use o meio ao qual se adapta mais fácil, seja papel, celular ou computador. A planilha financeira é sua aliada.

7. Acompanhe seus números

Seguir todos os passos expostos acima não é difícil. A maioria das pessoas acaba falhando por falta de persistência, deixando de acompanhar os números. Essa falha, somada ao pouco conhecimento em educação financeira, faz com que gastem mais do que ganham.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para montar sua estratégia financeira pessoal? Compartilhe as dicas!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label