Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Monte sua estratégia e descubra que vender pelo Facebook dá certo

A- A+

Em 2015, a famosa rede social criada por Mark Zuckerberg criou uma funcionalidade que permite comercializar produtos. Trata-se de uma espécie de loja virtual hospedada no próprio site. Mas será que vender pelo Facebook dá certo? A resposta depende de como você vai utilizar a ferramenta.

Verificando se vender pelo Facebook dá certo

Vantagem de vender pelo Facebook é operar em um ambiente familiar ao público. Foto: iStock, Getty Images

Por que vender pelo Facebook

Antes de abordar as dicas para vender pelo Facebook, é preciso explicar por que essa estratégia pode ser interessante para a sua empresa. Com mais de 1,65 bilhão de usuários ativos por mês, de acordo com estatísticas oficiais, essa é a maior a rede social do mundo.

Quem é empreendedor, já sabe: se deseja ser visto, precisa buscar mecanismos para atingir o público-alvo. E é muito provável que o seu público esteja no Facebook.

De acordo com a pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, conduzida pela empresa de consultoria comScore, os brasileiros são líderes mundiais no tempo gasto com redes sociais, e o Facebook é responsável por 96,7% dos acesso a redes sociais do país.

Mas não é só isso. Informações oficiais divulgadas no evento de anúncio dos resultados trimestrais da empresa, em maio, revelaram que os usuários do Facebook passam, em média, 50 minutos por dia conectados ao site. Pode parecer pouco, mas basta subtrair as 8,8 horas médias de sono para descobrir que cerca de 6% do tempo útil diário é gasto no Facebook.

Com tamanha popularidade, o canal pode ser uma mina de ouro para quem consegue gerar engajamento entre os usuários, criando uma forte rede de interesses. Ficou animado? Entenda, a seguir, como vender pelo Facebook.

Vender pelo Facebook dá certo: 5 dicas

Se você também acha que vender pelo Facebook dá certo – ou pode dar certo – confira as principais recomendações para que consiga atingir os resultados esperados na plataforma:

1. Crie uma fanpage no Facebook

Esse é o primeiro passo para quem deseja vender pela rede social. Sua fanpage no Facebook deve reunir informações detalhadas sobre a empresa, além de expor uma concepção de marca, com os ideais que você valoriza. Autenticidade é a palavra de ordem.

2. Engaje o público-alvo

Para vender no Facebook, você precisa criar uma rede de interesses, com pessoas que se identificam com a sua marca, se interessam pelos posts e confiam na sua empresa. Sabe aquele usuário que recomenda os produtos para os amigos? Esse é o nível de engajamento que você deve buscar.

3. Crie uma loja virtual no Facebook

O próximo passo é criar um canal de vendas acoplado ao Facebook. Você tem duas opções: desenvolver uma plataforma de comércio eletrônico própria, o que exige despesas com programação, design, servidor, segurança, entre outras, ou recorrer a um aplicativo de loja virtual específico para o Facebook.

Há diversas opções à disposição dos micro e pequenos empresários, incluindo alternativas gratuitas, como a brasileira Like Store, que cobra apenas uma comissão sobre as vendas.

4. Contrate um sistema de pagamentos

O sistema de pagamentos é independente do Facebook. Além de instalar a loja virtual na rede social, você precisa contratar um sistema de pagamentos específico para receber o dinheiro de cada venda. Uma das opções no país é o PagSeguro, que funciona a partir do aplicativo parceiro Facileme Social Commerce.

5. Faça a gestão da loja

Com tudo pronto, é hora de fazer a gestão da loja. Isso vale tanto para os aplicativos de loja virtual específicos como para as lojas desenvolvidas por conta própria. Crie catálogos com produtos, gerencie pedidos e estoque, faça cadastro de clientes, crie relatórios de vendas e trabalhe com diferente métodos de entrega.

Se você se dedicar a cada uma dessas tarefas na mesma proporção, é provável que acabe concluindo: vender pelo Facebook dá certo, sim.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Também tem alguma dica para vender pelo Facebook? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria