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por Vivo Seu Dinheiro

Montar uma loja de cosméticos é oportunidade de negócio promissor

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Se há um setor que parece não enfrentar a crise é o de beleza e cuidados pessoais. E não é por acaso: afinal, homens e mulheres estão sempre preocupados com a boa aparência, fundamental para a vida pessoal e profissional. Que tal aproveitar esse mercado para montar uma loja de cosméticos? Tenha a certeza de que essa é uma ideia de negócio promissor.

Quer mais um motivo? O consumidor otimista tende a elevar seus gastos com higiene e beleza em aproximadamente 20%, estima o presidente executivo da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basílio.

Decidiu montar uma loja de cosméticos

É importante contar com funcionários capacitados para atender bem o cliente. Foto: iStock, Getty Images

Como montar uma loja de cosméticos

Se você gosta da ideia de montar uma loja de cosméticos, veja a seguir o que você precisa e transforme o seu sonho empreendedor em realidade.

1. Investimento

A estimativa de custos para a montagem de uma loja – que deve ter, no mínimo, 50 metros quadrados – é de R$ 36 mil, conforme dados do Sebrae. Essa valor é referente à área de atendimento ao cliente, exposição e demonstração, caso necessário. Para o material administrativo, a previsão de custos é de R$ 2,6 mil.

2. Equipamentos

Para uma loja pequena, não há necessidade de muitos recursos. Alguns equipamentos, no entanto, são bastante específicos. É o caso das gôndolas para exposição e dos demonstradores giratórios. Se tiver um espaço para apresentação de produtos, alguns materiais como mesa, espelhos e cadeira reclinável são indispensáveis.

3. Escolha do local

Determinar onde será o ponto comercial é uma tarefa desafiadora. É preciso levar em consideração o fácil acesso, a visibilidade por parte do cliente, a facilidade de estacionamento, a possibilidade de ocorrência de inundações ou de eventos que possam ocupar a via (como feiras livres, por exemplo).

4. Clientela

Tanto a localização da loja quanto os produtos devem estar de acordo com um público definido – seja por faixa etária, perfil ou poder aquisitivo. Afinal, há cosméticos em todas as faixas de preços.

5. Pessoal

Mesmo que você invista no autoatendimento, com as gôndolas onde os clientes podem escolher os produtos e ir direto ao caixa, é fundamental que os atendentes conheçam bem os produtos que estão expostos. É ideal também que possuam um perfil de consultores, capacitados para solucionar as dúvidas e auxiliar na escolha dos cosméticos mais adequados para cada situação.

Se houver espaço para demonstração de produtos, é essencial que você contrate uma esteticista. Algumas práticas, sobretudo a aplicação de produtos em clientes, requerem um profissional qualificado, pois há uma série de normas a serem seguidas, como aquelas relacionadas à higiene.

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Economizar é parte do sonho

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