Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Monitorar o saldo do pré-pago ajuda a controlar créditos

A- A+

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o celular com conta pré-paga é a mais usado no Brasil. Um total de mais de 200 milhões de aparelhos funcionam no País por meio de recarga de créditos, o que representa mais de 70% das linhas de celular.

A preferência tem uma explicação: com disciplina e controle do saldo, o consumidor pode economizar mais optando por esse tipo de serviço.

saldo

Usuário de linha pré-paga deve estar sempre atento à evolução do seu saldo. Foto: iStock, by Getty Images

Como em uma conta corrente bancária, o dinheiro na carteira e o limite do cartão de crédito, o usuário de uma linha pré-paga deve manter-se sempre atento e monitorar constantemente a evolução do seu saldo de créditos.

Como monitorar o saldo de créditos

Para não passar pelo aperto de não poder realizar uma chamada porque os créditos acabaram, o usuário precisa ter controle sobre seu saldo de créditos.

Atualmente, a consulta do saldo pode ser feita de várias maneiras. Na Vivo, o cliente pode receber um SMS gratuito ao final de cada ligação informando o saldo remanescente. Basta ele se cadastrar no serviço ligando do seu Vivo para *445.

Outras duas formas gratuitas de consultar o saldo da linha pré-paga é enviando um SMS com a palavra SALDO para o numero 8000 ou ligar para o mesmo numero e receber uma mensagem com a informação.

Quem prefere ouvir o saldo, pode ligar do seu Vivo para o número *5005, mas a consulta é cobrada: R$ 0,15 a cada ligação.

Desde 2013, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) determina que as operadoras de telefonia móvel disponibilizem informações sobre a utilização de créditos dos planos pré-pagos por meio de suas páginas na internet.

Na Vivo, ao se cadastrar no portal, o cliente pode acompanhar seu saldo online.

Créditos antecipados: ligações em celular sem saldo

A maioria das operadoras oferecem bônus em recargas ou promoções em planos pré-pagos. Para não confundir pontos ou bônus em minutos com o saldo real, é bom estar sempre atento às informações disponibizadas pela operadora.

Fazer consultas constantes é a saída para não se perder. Se ainda assim você acabou ficando sem saldo, a Vivo oferece aos clientes a possibilidade de adiantamento de crédito antes da próxima recarga.

No Crédito Antecipado de Voz, o usuário tem direito a R$ 3 de crédito que será descontado automaticamente na próxima recarga, juntamente com uma tarifa de R$ 0,70 pela utilização do serviço.

Para solicitar o serviço, o cliente deve enviar um torpedo com a palavra “CRÉDITO” para o número 730 ou ligar gratuitamente para o portal de voz *8013.

Os créditos antecipados são válidos por 10 dias e podem ser utilizados em ligações para qualquer operadora, móvel ou fixa, local ou longa distância (desde que o usuário utilize o 15 antes do DDD) e envio de torpedos.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Tem alguma dica para controlar o saldo do pré-pago? Deixe seu comentário!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Opção para comprar carregador universal
Vai devolver bem financiado