Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Modelo de recibo de pagamento: 6 itens que não podem faltar

A- A+

Se você tem um negócio, pode precisar emitir comprovantes de pagamento. Ele serve como garantia de uma transação realizada e pode ser útil mais para a frente, na hora em que for preciso atestar determinada situação. Mas você sabe como elaborar um modelo de recibo de pagamento e o que não pode faltar nele?

Pessoa usando um modelo de recibo de pagamento.

Recibo de pagamento deve conter nomes, valores e números de documentos. Foto: iStock, Getty Images

O que um recibo de pagamento precisa ter

Não há apenas uma fórmula pronta, pois um modelo de recibo de pagamento pode ser diferente de outros. No entanto, existem itens que são essenciais e devem constar no documento para que ele tenha validade e credibilidade. Veja abaixo seis deles:

Nomes e assinaturas

O mais importante na hora de elaborar um modelo de recibo de pagamento é identificar quem são as pessoas envolvidas no processo de pagamento pelo produto ou serviço. Tanto quem pagou quanto quem recebeu deve ter seu nome mencionado. Normalmente, é feito da seguinte forma: eu (nome de quem recebeu), informo que recebi de (nome de quem pagou), o valor determinado. As assinaturas também podem e devem constar no documento.

Endereço

O endereço não é um item obrigatório, mas pode ajudar em determinadas situações, para que se tenha mais detalhes do processo que envolveu a transação. Alguns modelos de recibo de pagamento apresentam nome da rua e número da casa ou estabelecimento.

Valor recebido

O valor recebido é um dos principais itens que devem constar no modelo de recibo de pagamento. Quanto foi pago pelo serviço ou produto? É fundamental que o valor apresentado seja correto, para eventuais consultas futuras, dando garantia a ambas as partes.

Referência

É preciso especificar sobre o que se refere aquele pagamento. Devido à quantidade grande de recibos envolvendo determinados negócios, especificar o motivo daquele pagamento ajuda no controle e fluxo de caixa.

Cidade e data

A presença da cidade e a data no recibo de pagamento ajudam a situar onde e quando aquela transação foi realizada e confirmada. Normalmente, é feito nos moldes de cidade, dia, mês e ano, nessa ordem. Por exemplo: São Paulo, 23 de novembro de 2015. Fica localizado imediatamente antes da assinatura.

Números do documento

Preencher um recibo de pagamento com os números do documento dos envolvidos na operação ajuda a passar credibilidade e assegurar que trata-se de um recibo com garantias legais. Também não consta em todos eles, mas pode ser bastante útil. Geralmente, são preenchidos com CPF ou RG.

Modelo de recibo de pagamento

Existem várias formas de fazer um modelo de recibo de pagamento. Veja na ilustração abaixo uma delas, que engloba todos os itens citados anteriormente.

Modelo de recibo de pagamento

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para elaborar um modelo de recibo de pagamento? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria